Quarteto multinacional

Data: 12/09/2016

Fonte/Veículo Diário da Manhã

Link da notícia: https://impresso.dm.com.br/edicao/20160913/pagina/25/conteudo/cultura/2016/09/quarteto-multinacional.html

Formado por músicos de Goiás, Itália e Londres,se apresentam hoje no Sesc Cidadania

A música de compositores brasileiros Carlos Gomes e César Guerra-Peixe vai estar em evidência na noite de hoje. A partir das 20h30, o Quarteto Guerra-Peixe, formado pelos músicos Alessandro Borgomanero no violino, Marcos Silveira no violino, Luciano Pontes na viola e David Gardner no violoncelo, se apresenta no Auditório do Sesc Cidadania. A performance está dentro do projeto Concertos na Cidade/Edição Sesc Partituras e a entrada gratuita.

No programa há 10 peças, cinco de cada compositor. Do paraíbano Carlos Gomes, que é considerado um dos maiores nomes da ópera brasileira, tem obras como Sonata Para Cordas e Allegro Animato. Já do músico carioca e que deu nome ao quarteto, César Guerra-Peixe, estão presentes canções, a exemplo de Quarteto de Cordas Nº 2 e Allegretto Con Moto.

Alessando Borgomanero

capa 2-1

Quem conferir a apresentação hoje, terá a oportunidade de ver de perto o talento de instrumentistas que são referências na música erudita goiana. E no no mundo. Este é do violonista italiano Alessandro Borgomanero, que desde 1999 escolheu viver em Goiânia, e desde 2012 está à frente da Orquestra Filarmônica. Estudou com grandes músicos e tocou em importantes orquestras. Nascido em Roma, formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na Áustria.

Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, a exemplo da Orquestra de Câmara de Budapeste e da Orquestra de Câmara de Berlim. Ministrou master classes para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil. Também gravou CDs, por selos da Alemanha, Japão e Áustria.

Marcos Silveira Bastos

Um dos alunos do músico italiano foi o também violinista Marcos Silveira Bastos, outro integrante do Quarteto Peixe-Guerra. Ele formou-se em Música com habilitação em violino na Emac-UFG, sob orientação de Borgomanero. Teve diversos outros grandes nomes como mestres, assim como Daniel Guedes, Albrecht Breuninger, Omar Guay, Roney Marckzak, Ole Böhm (Noruega). Participou de importantes festivais de música e atuou como solista na Orquestra Sinfônica de Goiânia e na Orquestra de Câmara Goyazes. Ingressou, a partir de 2008, na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), onde atuou por duas temporadas (2008 e 2009) junto ao maestro Cláudio Cruz, com quem dá continuidade aos estudos de violino.

Luciano Pontes – viola

capa 2-3

Este músico tem atuado como spalla e chefe de naipe em importantes orquestras brasileiras. Neste ano começou também a despertar os olhares do mundo, desde que ganhou o segundo prêmio no Golden Awards Classical Músic International Competition de Nova York. Aliás, em dezembro ele realiza seu debut na prestigiosa Carnegie Hall, onde tocará no concerto dos vencedores do concurso. Para se tornar o instrumentista promissor que é hoje, Luciano começou a estudar violino com Alex Nascimento e Salmo Lopes, e na Emac também ganhou lições de Borgomanero. Entre 2004 e 2007 teve a colaboração regular da professora búlgara Evgenia Popova. Atualmente tem se aperfeiçoado com renomados violinistas, como Shmuel Ashkenasi, por exemplo. Apresentou-se como camerista em várias salas de concerto pelo Brasil, dentre as quais o Auditório Cláudio Santoro, Teatro Castro Alves, Sala São Paulo. Foi spalla da extinta Orquestra de Câmara Goyazes por cinco temporadas, da nova Orquestra Filarmônica de Goiás por três temporadas e da Orquestra do Estado do Mato Grosso entre 2008 e 2010, atividade esta retomada no ano de 2016. É ainda professor de Viola, Música de Câmara e prática de Orquestra na Emac/UFG, além de diretor artístico da Camerata Jean Douliez

David Gardner –  violoncelo

capa 2-4

Este músico britânico já se apresentou em festivais em toda a Europa e América do Sul e desde 2010 se tornou professor de violoncelo na UFG. Sua carreira começou em Londres, onde formou-se na Trinty College of Music, com honras de primeira classe e medalha de ouro. Aprofundou seus estudos na Holanda, com Jeroen den Herder, e passou a ter uma extensa carreira como solista e músico de câmara no Reino Unido e no Brasil. Como músico de orquestra, ele tem trabalhado com orquestras como a Hallé de Manchester, a BBC Philarmonic, Welsh National Opera, a Royal Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e a Filarmônica de Goiás, entre outras, sob a batuta de maestros como Jan Pascal Tortelier, Kent Nagano, Sir Simon Rattle, Neil Thomson e Ira Levin. Também é um membro fundador do Quinteto de Cordas Britton e em 2010 formou o Trio Piano Novo Mundo, juntamente com o pianista italiano Mauro Bertoli e violinista israelense Netanel Draiblate.

PROGRAMA DO QUARTETO PEIXE-GUERRA

Carlos Gomes (1836 -1896)

Sonata para cordas

Allegro Animato