EXPOSIÇÃO EM NATAL PROMOVE INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, VENTO E PLATEIA

Fonte/Veículo: Substantivo Plural

Link da notícia: http://www.substantivoplural.com.br/87314-2/

unnamed

A exposição/espetáculo Ventos Uivantes-Natal inspira-se no fenômeno do vento em sua dimensão de força da natureza e onipresente em Natal, no Nordeste e particularmente intenso no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Traz a cena o movimento do ar, como vento, em cidade onde sua emergência marca a vida de seus habitantes, mesclando-o ao final, com o “sopro” humano de pessoas do público que movimentarão girandolas luminosas e espetáculo de som computacional em tempo real.

Trata-se da apresentação pública de uma obra que inaugura a criação em arte e tecnologia por parte do Laboratório 10 Dimensões, sediado no DEART/UFRN/Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do NORTE, com pesquisadores de Artes Visuais, Teatro, Musica, e Ciências da Informação. Foi desenvolvida pelos investigadores responsáveis pelo projeto de pesquisa da UFRN “Ventos uivantes” em parceria e colaboração com pesquisadores do Laboratório Media Lab e Escola de Música ambos da UFG/Universidade Federal de Goiânia.

A exposição é possível a partir de um conjunto de dispositivos capaz de perceber a velocidade e direção do vento e de outros índices da natureza vinculados a ele, transformando esses dados em sequências de som e luz, apresentados em dois ciclos principais. O primeiro, relaciona a velocidade e direção do vento a uma cúpula luminosa que se movimenta e ilumina a sala de exibição monitorada por estes elementos da natureza em conjunção com composições eletroacústicas de autoria do compositor da EM/Escola de Música da UFG/Universidade Federal de Goiás, Sergio de Alencastro Valentim e da EM da UFRN, Gabriel Gagliano. O segundo ciclo é iniciado pela movimentação do ar humano, através de um sensor de sopro que mobiliza giroscópios luminosos com imagens móveis acompanhadas de espetáculo sonoro em tempo real, composição eletrônica também de Gabriel Gagliano.

A obra será apresentada em sequência continua, disponível para grupos de cerca de 20 pessoas, em horários alternados, das 9 as 12h ou 15 as 18h, as terças e quintas-feiras do mês de outubro com uma programação diferenciada no dia 20 (durante a CIENTEC/ Semana de Ciências e Tecnologia) e em sessão especial no domingo 30 de outubro, ocasião que os artistas e pesquisadores criadores da obra estarão a disposição para um encontro público. O evento é aberto ao público em geral, recebendo também grupos de estudantes das escolas de ensino fundamental e médio de Natal, agendados através de serviço do Parque da Cidade (vide ao final).

O espetáculo recupera, assim, a tradição de inventividade potiguar na área, já que o Rio Grande do Norte deu origem a artistas pioneiros em Arte e Tecnologia como Abraham Palatnik, artista precursor neste campo de conhecimento no Brasil. A obra, com o primeiro ciclo apresentado experimentalmente, foi a única representante do Nordeste na exposição Singularidades, no SIIMI/Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, realizado em maio de 2016.

Inaugura, ainda, parceria entre o DEART e o Parque Dom Nivaldo Monte, no sentido de promover espetáculos e eventos artísticos em um parque voltado para a preservação da natureza, com espaços geridos pela Funcarte.

Sobre o Ventos uivantes
O grupo responsável pelo projeto é coordenado pela professora Laurita Salles, do curso de Artes Visuais da UFRN e é formado por docentes e estudantes de diversas áreas do conhecimento, com foco interdisciplinar. Dá continuidade as atividades do Projeto 10 Dimensões, atuante em Natal desde 2010. O Projeto dedica-se agora a produzir obras de arte tecnológicas, com pesquisas desde 2015 no novo Laboratório 10 Dimensões sediado no Departamento de Artes de UFRN. Informações em http://www.10dimensoes.com/. No Facebook: 10 Dimensões.

Ficha técnica: Coordenadora: Profa.Dra. Laurita Salles AV/DEART/CCHLA/UFRN; demais Membros do Núcleo permanente de pesquisa do Laboratório 10 Dimensões: Prof. Dr. Aquiles Burlamaqui; ECT//UFRN e Prof.Dr.Gabriel Gagliano Pinto Alberto EM/UFRN. Membros parceria externa Media Lab : Prof. Dr. Hugo Dantas do Nascimento EI/UFG; Marcelo Ricardo Quinta EI/UFG e Sergio de Alencastro Veiga Filho (composição sonora fase 1). Participação no Projeto: Laura Maria de Figueiredo (Teatro/DEART/UFRN). Bolsistas ICC Projeto Ventos Uivantes: Natã Borges Ferreira (AV) e Rodrigo Bessa Julião (estruturas e modelagem)/ECT; Bolsistas extensão 10 Dimensões: Allan Jeyson da Cruz Silva (programação e hardware)/ECT; Andiara de Freitas Emidio (produção cultural) /Economia/AV; Luana de Lima Ferreira (documentação videográfica)/AV; Janaina da Silva Santana (sites e blogs)/AV; Matheus Estevam de Carvalho Pessoa (programação/ECT). Projeto 10 Dimensões Grupo Permanente; Prof. Dr. Rogerio Junior Correia Tavares AV/DEART/UFRN e Profa. Dra. Maria Isabel Dantas/IFRN(apoio). Colaboração bolsistas ICC Raphael Luiz de Oliveira Silva e Wendell Alves da Silva e ex-bolsistas Matheus Campos do Nascimento e Yang Tavares.

Exposição/espetáculo Ventos Uivantes – Natal

Quando: Entre 06 e 30 de outubro
Local: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
Endereço: Rua Prof Omar O´Grady, s/n, Pitimbu, Natal/RN
Programação: Dias 06, 13, 20, 27 e 30 das 15h/18h e dias 11, 20 e 27 das 9h/12h
Agendamentos /Parque da Cidade : 84 3232 3207
Informações: contato10dimensoes@gmail.com
Parque da Cidade: 84 3232 3374

CALENDÁRIO discriminado:
ABERTURA:
Quinta-feira dia 6 de outubro: 15h as 18h
OUTROS DIAS
:Terça-feira dia 11 de outubro: 9h as 12 h
Quinta-feira dia 13 de outubro: 15h as 18h
Terça-feira dia 18 de outubro: 15h as 18h
Quinta-feira dia 20 de outubro: 9h as 12 h
Terça-feira dia 25 de outubro: 15h as 18h
Quinta-feira dia 27 de outubro: 9h as 12 h
ENCONTRO COM ARTISTAS:
Domingo 30 de outubro 15hs as 18 hs .
Espetáculo e ao final debate e confraternização com artistas ,pesquisadores e colaboradores do evento.