UFG lidera RUF das universidades goianas

Data da Notícia: 19/09/2016

Veículo/ Fonte : Diário da Manhã

Link direto da notícia:  http://www.dm.com.br/cotidiano/2016/09/ufg-lidera-ruf-das-universidades-goianas.html

Este ranking é um dos parâmetros de qualidade de educação no País

O Ranking Universitário Folha de S. Paulo divulgou ontem a avaliação anual do ensino superior no País, em que classifica as universidades públicas e privadas.

No âmbito nacional, o fato mais relevante da pesquisa é que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) passou a Universidade de São Paulo (USP) no ranking.

É a primeira vez que a USP perde a liderança do Ranking Universitário Folha (RUF).

O motivo para o segundo lugar é o fato da USP não participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O RUF, considerado um dos parâmetros de qualidade de educação no País, classificou as melhores universidades de Goiás. Na listagem das unidades goianas, a Folha informa que a Universidade Federal de Goiás (UFG) lidera com nota 84,44. A Universidade Paulista (Unip) aparece com 53,23 pontos, na sequência. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) obteve 41,56 e Universidade Estadual de Goiás (UEG) registra 36,16.

No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Nas redes sociais, alguns alunos reclamaram das faculdades goianas. André Rocha, por exemplo, postou que entrou em uma delas por conta de propaganda. “Pqp. Falaram que teríamos professores doutores e fui ver não tinha nenhum em publicidade. Uma mentira. Maior farsa a faculdade”.