Goiás recebe recital em homenagem a Veiga Valle

Data: 29/09/2016

Veículo/fonte: Goiás Agora

Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/cidade-de-goias-recebe-recital-em-homenagem-a-veiga-valle/

recital-30_09

A cidade de Goiás recebe nesta sexta-feira, dia 30, a 12ª edição dos Recitais Vilaboenses. O homenageado dessa edição é o artista plástico Veiga Valle, um dos mais importantes escultores brasileiros do século XIX. O recital será às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, com entrada franca e aberta a todos os públicos. A série Recitais Vilaboenses é uma parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Escola de Música da Universidade Federal de Goiás.

O recital desta sexta-feira traz no programa canções como No Meião do Rio, Fado de Vila Boa, Envelhecer e Helo! Helo!, com os intérpretes Ângela Barra, Ary Alencastro Veiga Filho, Elcy Veiga Camargo Romero, Márcio Alencastro Veiga, Maria Eugênia, Maria Lucy Veiga Teixeira, Míriam Veiga, Virgínia Oliveira. Os intérpretes serão acompanhados no violão por Luiz Chaffin e, no piano, por Heloísa Barra.

José Joaquim da Veiga Valle
Nasceu em Pirenópolis, em 1806, e faleceu na cidade de Goiás, em 1874. Foi considerado o mais importante dos artistas plásticos goianos do século XIX, e um dos mais importante do Brasil no campo da escultura. Veiga Valle esculpia imagens em geral usando o cedro.

Sao Miguel Arcanjo

As principais características da arte do escultor são os detalhes e os acabamentos de sua estatuária religiosa, apontada por críticos de arte, entre os mais belos do gênero. O estilo do artista enquadrou-se, tanto em razão da técnica quanto pela temática, no Barroco do século XVIII.