Robô goiano pode ajudar a combater desperdício de água

Data: 30/09/2016

Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/atualidades/31223-robo-goiano-pode-ajudar-a-combater-desperdicio-de-agua 

 

robo de goias

Um robô de inspeção que entra em locais de difícil acesso como galerias de esgoto, água e dutos de ar condicionado, identificando problemas como vazamentos, entupimentos e outros danos ou falhas. O produto, que já está no mercado, foi desenvolvido por uma empresa goiana incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG), anteriormente denominado  Programa de Incubação de Empresas (PROINE).

O robô VX1-300 foi projetado pelos engenheiros Danilo Sulino S. Pinto, Rauhe Abdulhamid e Yi Lun Lu, fundadores da RYD Engenharia, empresa especializada no desenvolvimento de projetos e protótipos na área de engenharia elétrica e computação, e que desde 2015 integra o CEI/UFG.  Os empreendedores desenvolveram o software e hardware, e trabalharam em parceria com aempresa  paulista SATOSAN Engenharia e Tecnologia, responsável pela parte mecânica.    

O equipamento pode ser utilizado tanto por indústrias de diversos segmentos, como construção civil, alimentos e bebidas, quanto pela administração pública, na manutenção de serviços como fornecimento de água, e escoamento e tratamento de esgoto.  “Ao empregar o robô para inspecionar galerias de esgoto, por exemplo, as prefeituras evitarão gastos e transtornos como obras que demandam a interrupção do trânsito ou mesmo situações que comprometam a segurança dos trabalhadores”, observa Rauhe Abdulhamid.    

“O uso dessa tecnologia pode ajudar também a combater o desperdício de água”, destaca Rauhe, lembrando que 37% da água tratada para consumo no Brasil é perdida antes de chegar às torneiras, conforme revelou relatório do Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades, concluído em 2014. Toda essa perda ocorre por causa de ligações clandestinas e principalmente devido a problemas não identificados nas tubulações