Goiás ganha Centro de Diagnóstico do Câncer de Mama

Data: 30/09/2016

Veículo: Diário de Aparecida

Link direto para a notícia: http://www.diariodeaparecida.com.br/home/goias-ganha-centro-de-diagnostico-do-cancer-de-mama/

O Centro Avançado de Diagnóstico da Mama – Cora, unidade do Hospital das Clínicas, foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 28. É a primeira unidade no Centro-Oeste a oferecer o exame de biópsia da mama por meio do aparelho de mamotomia a pacientes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
A consolidação do Centro foi realizada numa parceria da Universidade Federal de Goiás com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Instituto Avon, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, ministérios públicos de Goiás e do Trabalho, Comissão Nacional de Energia Nuclear e ONG Companheiro das Américas. No total, foram investidos R$ 8 milhões, dos quais R$ 2,150 milhões são provenientes da Fapeg, para compra de equipamentos de alta tecnologia e bolsas para pesquisadores.
De acordo com a coordenadora de Ações de Rastreamento do Cora e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Rosemar Rahal, a ideia de se construir um centro avançado surgiu ainda em 2010, após uma visita da equipe de Mastologia do Hospital das Clínicas ao Hospital do Câncer de Barretos (SP), que possui um mamótomo – equipamento de alta tecnologia utilizado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O projeto do Centro foi, então, elaborado e apresentado à Fapeg, em 2013, quando começou a ser construída a cooperação entre as instituições para viabilização do Cora.
Para o coordenador do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas e do Cora, Ruffo de Freitas Júnior, o objetivo maior do Centro é ajudar a reduzir o índice de mortalidade de mulheres por câncer de mama em Goiás, atendendo a todo o Estado e até pessoas de outros Estados. Segundo o professor Ruffo, a expectativa é dobrar o número de mulheres atendidas no serviço, que hoje é de nove mil por ano, uma vez que o mamótomo proporcionará uma série de vantagens para o rastreamento do câncer de mama. Ele permite o diagnóstico adequado para essas pacientes, reduzindo o tempo na fila de espera, a ansiedade das mulheres e a redução dos custos financeiros, já que o aparelho dispensa a necessidade de ir a um centro cirúrgico para a realização da biópsia.

Centro de referência

Segundo a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, que esteve presente no evento, o Cora é um centro de referência e excelência exatamente por ser criado como um centro de pesquisa científica.
“O governo de Goiás, por meio da Fapeg, acredita que essa parceria deve, além de equipar o Centro com equipamentos de ponta, dar continuidade à melhoria do serviço de atendimento em saúde por meio da formação de recursos humanos altamente qualificados. O Cora reúne projetos de mestrado e doutorado que serão acolhidos ali, além de outros já fomentados pela Fapeg, que vão contribuir para salvar vidas por meio da pesquisa aliada à extensão. E essa formação certamente continuará recebendo a atenção da fundação para receber fomento em nossos diversos editais”, ressaltou.