IFG realiza 6º Encontro Brasileiro-Alemão para produção sustentável no Cerrado

Data: 22/09/2016

Veículo/Fonte: Fapeg

Link da notícia: http://www.fapeg.go.gov.br/ifg-realiza-6o-encontro-brasileiro-alemao-para-producao-sustentavel-no-cerrado/

Com o tema: "Tecnologias de valorização de resíduos e coprodutos da indústria da cana-de-açúcar”, o 6º Encontro Brasileiro-Alemão será realizado no dia 23 de setembro, no Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. O evento reunirá pesquisadores de diversas instituições para discutir tecnologias sustentáveis no aproveitamento de biomassas residuais, principalmente da indústria de cana-de-açúcar. As inscrições gratuitas são feitas exclusivamente pela internet e estão abertas para toda comunidade até o dia 22 de setembro. As vagas são limitadas.

A programação traz a apresentação dos projetos de cooperação Brasil-Alemanha PuresBio e ASHES, financiados pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF). Haverá também uma mesa-redonda dos parceiros na cooperação, que busca, neste avento, tratar do aproveitamento nutricional e energético dos resíduos e subprodutos do processamento da cana-de-açúcar, de modo a contribuir para a diminuição de carbono nos processos de geração de bioetanol e de açúcar.

Parceria Brasil-Alemanha
A cooperação do Instituto Federal de Goiás (IFG) com a Alemanha tem sido ampliada desde 2013, a partir da aprovação de projetos para fomentar o aproveitamento energético de biogás no Brasil, além de congregar outras iniciativas bilaterais para o desenvolvimento sustentável.

Na 6ª edição, o evento contará com a presença de representantes das seguintes instituições: Fraunhofer Institute, Karlsruhe Institute of Technology (KIT), German Federal Agency for Materials Research (BAM, Berlin), Juelich Research Center (FZ Jülich), Leibniz Center for Agricultural Landscape Research (ZALF), OUTOTEC-company, CUTEC-Institute, Agência Federal Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro Nacional de Referência em Biomassa – CENBIO (USP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Também foram convidados representantes das indústrias de bioenergia e mineração.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.