Uma maneira saudável de viver

Data: 08/10/2016

Fonte/Veiculo: O hoje.com

Link: http://www.ohoje.com.br/noticia/cidades/n/124681/t/uma-maneira-saudavel-de-viver




Viver bem está atrelado a vários fatores como alimentação saudável e a prática de exercício físico. A pensionista Joana Athaide Nogueira, de 73 anos, se considera uma pessoa que vive de forma saudável. “Sou uma mulher feliz, posso fazer o que eu quero, vivo em um lugar tranquilo e ainda tenho os meus filhos sempre ao meu lado”, afirma.

Ela já bateu o índice de expectativa de vida do goiano de 73,8 anos, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Me mantenho sempre em atividade. Onde moro, prático academia, dança e ainda faço pilates, por pelo menos, duas vezes na semana”, conta a aposentada. 

Joana é um exemplo de pessoa que busca andar na linha e pelas recomendações médicas. “Gosto de praticar exercícios na academia, caminhar e sair para vender os produtos das minhas revistas. Tenho o costume de passar por várias partes do condomínio onde moro. Deixo revista em uma casa, pego na outra, e assim vai”, diz a pensionista. 

Para o especialista em nutrologia, Amir Saado, doenças metabólicas e qualidade de vida, a atividade física regular é essencial para viver bem. “O habito de se exercitar evita osteoporose e fortalece a musculatura permitindo um envelhecimento mais funcional, sem depender de terceiros e com liberdade de ação”, revela o medico.

Ambiente 
“Sou bem ativa, gosto de viver. O condomínio onde moro é bem gostoso, possuo segurança, amigos e muita tranqüilidade”, revela Joana. Conforme a coordenadora e professora do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), Vanessa Helena Santana Dalla Déa, espaços bonitos, com possibilidade de se ter plantas, animais, viver com as pessoas que se ama, acessibilidade e segurança são pontos ideais para se viver bem.

“Temos que pensar em acessibilidade arquitetônica com vistas no desenho universal. Principalmente porque segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estamos caminhando para uma configuração populacional em que em 2050 teremos mais idosos do que jovens no mundo”, explica Vanessa. Joana conta que ao morar em um condomínio residencial horizontal, acaba possuído a acessibilidade necessária para o bem estar.

O prazer de morar em condomínio 
O envelhecimento é uma realidade inevitável na vida humana. A coordenadora de acessibilidade e professora da UFG, Vanessa Helena Santana Dalla Déa, alerta que a sociedade deve repensar os espaços de forma que estes proporcionem qualidade de vida e acessibilidade para a nova configuração da sociedade. “As pessoas mais velhas devem ter autonomia no seu deslocamento, segurança para que não ocorra nenhum acidente e locais pensados para que tenham espaços agradáveis que favoreçam contatos sociais”.

A pensionista Joana Athaide Nogueira costuma incentivar as amigas do condomínio a terem uma vida mais ativa. “Onde moro é uma benção. Aqui tem uma piscina onde posso aproveitar para tomar sol. Eu acredito que morar em condomínio proporciona uma qualidade excelente para se viver e temos que aproveitar este ambiente”, complementa.

Saúde
Segundo o medico Amir Saado, as pessoas que possuem característica de boa vida e consequentemente uma chance de viver mais, possuem aspectos como ótimo humor, boa imunidade, capacidade de raciocínio mantida, memória e excelente flexibilidade. “A pessoa que vive bem não faz uso de muitas medicações, tem pensamento positivo, disposição para as atividades diárias e pratica atividade física. Enfim, a pessoa que vive bem, vive feliz”, caracteriza o medico.

Não é fora do comum, conhecer pessoas que negligenciam a própria saúde deixando-a em segundo plano, o fator leva o indivíduo a ficar cansado e indisposto quando em idades mais avançadas. De acordo com Amir, as pessoas mais novas, devem entender que quanto mais cedo começar hábitos de vida saudável, mais cedo irão aprender a controlar o estresse.

“E essencial realizar exames periódicos preventivos, e acompanhamento adequado e direcionado, todos esses aspectos irão levar a um nível de vida excepcional e retardar os efeitos do envelhecimento, assim como a velocidade das quedas hormonais”, diz o medico. “Envelhecer todo mundo vai, mas como vai passar por esse processo depende das escolhas feitas ainda na juventude”.