Sessenta artistas estreiam o espetáculo Multitud

Data: 11/10/2016

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/sessenta-artistas-estreiam-o-espetaculo-multitud/

 

 

Foto2_Multitude


Como parte da programação do Festival Internacional Goiânia em Cena, 60 artistas goianos apresentam o espetáculo de dança Multitud nesta quinta-feira, dia 13, e sexta, 14, no Cepal do Setor Sul. A oficina-montagem foi realizada pelo projeto Conexão Samambaia 2016 e tem seu último ensaio aberto programado para esta quarta-feira, dia 12, entre 13 e 20 horas, no Ginásio Olímpico, na Avenida Paranaíba, Centro, em Goiânia. O Ginásio Olímpico integra o Centro de Excelência em Esportes – vinculado à Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

Sob a direção do bailarino e coreógrafo Kleber Damaso, o Conexão Samambaia 2016 é uma realização da Emac-UFG, com patrocínio da MedComerce, apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Goyazes, gerida pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Espetáculo
Multitud aborda questões sobre o corpo individual e o corpo coletivo, ambos concebidos como espaços de luta e de construção cultural. Segundo Tamara Cubas, o espetáculo analisa “a forma social do ser humano contemporâneo, a noção de heterogeneidade no coletivo, a outeridade, o espaço público, as relações interpessoais e a possibilidade de dissenso (desistência de um dos contratantes antes do vencimento do contrato)”.

Para tanto, Multitud se propõe a explorar potências e limites físicos, a capacidade do corpo de se afetar e de ser afetado pelo outro e o que pode suceder no “entre” desses corpos. Sendo assim, no trabalho de montagem, o risco torna-se componente da intervenção, considerando que a movimentação demanda alta resistência dos participantes.

Direção
Sob a direção de Tamara Cubas, o projeto iniciou-se em setembro de 2011, na Cidade do México, onde estreou. Multitud recebeu o Prêmio Iberescena para nova montagem, em Montevideo, como forma de continuar investigando sua temática, com diferentes elencos, sempre compostos a partir de onde o espetáculo é montado.

Foto_Multitude - Goiânia

Os trabalhos coreográficos de Tamara Cubas vêm sendo exibidos em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Atua como codiretora artística do coletivo Perro Rabioso, responsável pela produção de projetos culturais como o Festival Internacional de Vídeo-Dança do Uruguai (Fivu) e da Vídeoteca Montivideo. Foi coordenadora geral do Programa de Incentivo de Produção e Inovação Artística do Ministério da Educação e da Cultura do Uruguai (Plataforma), entre 2006 e 2009.

Goiânia em Cena
Realizado pela Prefeitura de Goiânia, o 14º Goiânia em Cena tem atividades entre 12 e 23 de outubro, em diversos espaços da cidade. A programação completa está no site.

Mais informações: (62) 3265-4016