Voluntariado comemora Dia das Crianças

Data: 13/10/2016

Fonte/Veículo: EBSERH

Link da notícia: http://www.ebserh.gov.br/web/hc-ufg/noticia-aberta/-/asset_publisher/Zo21hrThpSTk/content/id/1540439/2016-10-voluntariado-comemora-dia-das-criancas

Entre as atividades, o Grupo Escoteiro Ipê Amarelo da UFG distribuiu brinquedos às crianças em tratamento na instituição

Voluntariado comemora Dia das Crianças

Texto: Lorena de Sousa

Fotos: Adriana Silva

Buscando trazer mais alegria para as crianças em tratamento no Hospital das Clínicas da UFG (HC), o Voluntariado da instituição reinaugurou, nesta terça-feira, (11/10), o jardim de convivência e o parquinho de brinquedos. O projeto ocorreu em comemoração ao Dia das Crianças, comemorado neste dia 12, e contou com a parceria dos Lions Clube da capital, da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef).

Coordenadora do Voluntariado do Hospital, Coracilde da Silva Mattos ressaltou a importância de reforçar à comunidade que, apesar de se tratar de uma instituição pública federal, o HC necessita de pessoas dispostas a se doar. “Um trabalho voluntário é um trabalho de solidariedade, de boa vontade e não é fácil. Essas pessoas que estão aqui são pessoas cheias de sentimento, que enxergaram que o Hospital das Clínicas da UFG precisa sim de solidariedade”, disse.

Programação

O ponto alto do evento foi a entrega de brinquedos às crianças em tratamento na unidade de saúde. Parte dos brinquedos doados foram arrecadados pelo Grupo Escoteiro Ipê Amarelo, projeto de extensão do Hospital das Clínicas da UFG. A ação fez parte do 16º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária.

“Além de doar os brinquedos, os lobinhos também escreveram cartas e embrulharam os presentes”, explicou a presidente do grupo e professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), Maria José Almeida. “Lobinho” é denominação dada às crianças dos 6 anos e meio aos 11 anos de idade que participam do grupo de escoteiros.

Com uma programação recheada, as crianças participantes também puderam cantar, pular e se divertir com a presença dos alunos da Faculdade de Medicina, que, vestidos de palhaço, trouxeram alegria aos pequenos. Outra atração foi a exibição de filmes na sessão de cinema infantil.

Participe do Ipê Amarelo

Para participar do Grupo de Escoteiros Ipê Amarelo, é preciso ter acima de 6 anos e meio de idade. Adultos com ou sem experiência no escotismo podem se inscrever como voluntários e recebem capacitação para desenvolverem as atividades. É necessário pagar uma taxa mensal de R$ 20 para cobrir despesas com material e uma taxa anual em torno de R$ 100 para se associar à União dos Escoteiros do Brasil, que dá direito à carteirinha de escoteiro e a um seguro pessoal. As atividades do grupo são realizadas na Escola de Engenharia todos os sábados, das 15h às 17h. A solicitação para participar deve ser feita pelo e-mail ipeamareloufg@gmail.com.

Ascom / UFG