Congresso apresenta produção acadêmica, científica e cultural da UFG

Data: 15/10/2016

Fonte/Veículo: Altair Tavares

Link da notícia: http://www.altairtavares.com.br/congresso-apresenta-producao-academica-cientifica-e-cultural-da-ufg/

Com o objetivo de divulgar sua produção acadêmica, científica e cultural, a Universidade Federal de Goiás(UFG) promove, de 17 a 19 de outubro, o 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). O evento é gratuito e aberto à comunidade. O tema desta edição é Ciência Alimentando o Brasil, já que o Conpeex integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, esse ano, propõe discutir questões relacionadas à alimentação. Para esta edição foram inscritos 1,9 mil trabalhos.

Durante os três dias de evento, uma extensa programação vai movimentar o Câmpus Samambaia da UFG. São conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários, além de diversas atividades e apresentações culturais. “O Conpeex apresenta os trabalhos realizados por estudantes, professores e servidores da UFG dentro dos programas institucionais e dos projetos de pesquisa, ensino e extensão da Universidade”, ressalta a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Giselle Ottoni.

Campanha contra o assédio

A abertura do 13º Conpeex será feita pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, no dia 17 de outubro, às 9h, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. Na solenidade também será lançada a Campanha Contra o Assédio Moral e Sexual. O material gráfico da campanha inclui um folheto com informações sobre atitudes que caracterizam o assédio e orientações para denúncias, enfatizando que assédio moral e sexual não podem permanecer na naturalidade.

Aplicativo para celular

Também na ocasião será lançado o aplicativo MinhaUFG, criado com o objetivo de facilitar o acesso às informações da Universidade e criar mais um canal de comunicação com a comunidade, por meio de dispositivos móveis. De navegabilidade simples e funcional, inicialmente, o MinhaUFG disponibiliza acesso a cinco conteúdos específicos: Segurança, Notícias, Rádio Universitária, Eventos e Restaurantes Universitários. O MinhaUFG pode ser baixado na Play Store.

Ciência e alimentação

Na sequência, será realizada a primeira conferência do congresso. Douglas Falcão Silva, diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), abordará o tema central do Conpeex e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O 13º Conpeex tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e da Caixa Econômica Federal. (Com informações da ASCOM UFG)