Mutirão de Reconstrução Mamária começa nesta sexta

Data: 20/10/2016

Veículo/fonte: Goiás Agora

Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/mutirao-de-reconstrucao-mamaria-comeca-nesta-sexta/

O 2º Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, campanha solidária e humanitária promovida em todo o País pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e coordenada em Goiás pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás, começa nesta sexta-feira, dia 21, no Hospital Alberto Rassi –HGG, em Goiânia, a partir das 8 horas.

A iniciativa, que beneficiará cerca de 60 mulheres, é voltada exclusivamente para pacientes que necessitam de cirurgias reconstrutivas pós-câncer de mama e acontece durante a celebração daCampanha Outubro Rosa. O mutirão será também no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Hospital Araújo Jorge. As cirurgias prosseguem até o dia 29, e sem custo para as pacientes.

Triagem

O presidente da SBCP-GO, Luiz Humberto Garcia de Souza, explica que as pacientes foram selecionadas entre 150 mulheres que se inscreveram para o mutirão. As inscritas passaram por triagem socioeconômica, que priorizou as de menor renda. No dia 17 de setembro, as aprovadas nesta primeira triagem foram avaliadas pela equipe médica, que selecionou as que serão operadas durante o mutirão e nos meses seguintes.

Na triagem, a SBCP-GO contou com o trabalho voluntário de médicos cirurgiões plásticos e residentes do HC, funcionárias do Setor de Mastologia do HC e acadêmicos da Faculdade Noroeste, que atuaram na organização do atendimento. O trabalho foi coordenado pelo médico Aloísio Garcia e acompanhado pelo presidente da SBCP-GO.

HGG
No Hospital Alberto Rassi – HGG, serão atendidas 20 pacientes. “Todas tiveram câncer e fizeram a retirada da mama. Em alguns casos, para a reconstrução mamária, serão utilizados músculos, gordura e pele da própria paciente, em outros, próteses”, explica o chefe do serviço de Cirurgia Plástica do HGG, Sérgio Conceição. As próteses foram doadas pela empresa GC Aesthetics/Eurosilicone, apoiadora da campanha.

Além da cirurgia plástica, as pacientes do HGG terão um motivo a mais para melhorar a autoestima. Em parceria com o Le Salon, todas vão repaginar o visual com um corte de cabelo. O cabeleireiro Ronaldo Bretas se dispôs voluntariamente a participar da ação e estará no hospital nesta sexta-feira.

Entre as pacientes que serão atendidas no mutirão, está a Azimira Florêncio de Carvalho. Moradora da cidade de Alvorada do Norte, a mais de 500 quilômetros da capital, ela explica que precisou retirar as mamas em 2010, logo após descobrir o câncer. “Desde então usava enchimento no sutiã, mas nunca me senti à vontade. Será uma oportunidade de devolver a confiança em aparecer em público, sem ficar constrangida”.

Mutirão

O primeiro mutirão foi em 2012 e operou cerca de 500 pacientes em todo o País, 44 em Goiânia. “Foi uma experiência muito proveitosa, que proporcionou alegria à equipe médica, à SBCP nacional e regional e a todos os envolvidos pela solidariedade e ajuda às pessoas mais carentes”, diz Luiz Humberto Garcia de Souza, ressaltando que essa experiência positiva certamente será repetida neste segundo mutirão, cuja expectativa é operar 842 mulheres em cerca de 100 hospitais, em 16 estados.