Drenagem urbana é tema de workshop no Crea-GO

Data: 01/11/2016

Veículo/fonte: CREA - GO

Link direto da notícia: http://www.creago.org.br/index.php/comunicacao/blog/noticias/1498-drenagem-urbana-e-tema-de-workshop-no-crea-go-2

O Grupo de Trabalho para Desenvolvimento de Projetos Sustentáveis (GTDPS) do Crea-GO promove no dia 9 de novembro (quarta-feira), das 14 às 19h, no auditório do Conselho, o Workshop sobre Drenagem Urbana, com o objetivo de disponibilizar ideias que possam contribuir no plano de ação do poder público, encaminhar propostas que possam resultar em efetiva solução ou mitigação de problemas existentes e reabrir a discussão sobre o tema drenagem urbana, que é importante para Goiânia e outros municípios do Estado.

Três palestras e uma mesa redonda integram a programação do workshop. Em uma das palestras, a professora Eng. Civil Eufrosina Terezinha Leão Carvalho abordará o “Controle de águas pluviais: alternativas de drenagem com infiltração”. A engenheira apresentará as vantagens do uso de sistemas de controle na fonte com destaque para infiltração de água no solo e os modelos de sistemas de infiltração; e fará uma avaliação da capacidade de infiltração de diferentes tipos de solos baseado em ensaios de campo e laboratório, além da identificação do solo local e características da bacia. A palestrante demonstrará ainda modelos ideais de urbanização que favorecem o controle por infiltração de água; as formas de monitoramento do lençol freático; a interpretação dos resultados e dimensionamento dos sistemas; e projetos já executados e que apresentam bons resultados.

Já o professor Eng. Civil Maurício Martines Sales vai discorrer sobre “Poços de Infiltração de Águas Pluviais”, abordando a drenagem urbana: escoamento superficial x infiltração; o que governa o processo de infiltração; as estruturas de infiltração; as propostas de infiltração no Plano Diretor e as recomendações para projetos.

O Eng. Civil Joel Avruch Goldenfum vai ministrar palestra sobre Drenagem Urbana, apresentando conceitos básicos sobre inundações e alagamentos; especificamente, inundações e alagamentos em Goiânia; impactos da urbanização; medidas de controle; sustentabilidade em drenagem urbana; Plano Diretor de Drenagem Urbana; e desafios e soluções para o futuro. O engenheiro ainda comandará a mesa de discussão sobre o tema.

As inscrições para o workshop devem ser realizadas exclusivamente por meio do site do Crea-GO, no link Mais Capacitação. O certificado será disponibilizado pelo site do Crea-GO. Mais informações pelo telefone: (62) 3221-6282.

Sobre os palestrantes – Eufrosina Terezinha Leão Carvalho possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Engenharia Civil também pela UFG e doutorado em Geotecnia pela UnB. Tem experiência na área de Engenharia Civil inclusive obras públicas, com ênfase em Processos Construtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado e fundações, orçamento e especificação, infiltração de água no solo, elementos de infiltração, instalações hidrossanitárias e drenagem urbana.

Maurício Martines Sales é graduado em Engenharia Civil pela UFG, mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor pela UnB. Atua em fundações e trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: barragens, mecânica dos solos tropicais; métodos numéricos em geotecnia; e desempenho das construções. Atualmente, trabalha com projetos de pesquisa sobre o controle e diagnóstico de erosões; ensaios in-situ no projeto e execução de barragens; fundações: comportamento e previsões; infiltração em solos tropicais; levantamento de manifestações patológicas em edificações; e otimização de fundações estaqueadas.

Joel Avruch Goldenfum possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS e doutorado em Hidrologia pelo Imperial College/University of London; além de Pós-Doutorado em Drenagem Urbana no Institut national des sciences appliquées de Lyon (INSA-Lyon). Atualmente é professor titular da UFRGS e tem exercido atividades de ensino de graduação e pós-graduação para alunos de Engenharia e Arquitetura. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia urbana, segurança hídrica, modelagem hidrológica, regionalização hidrológica, controle de enchentes e estiagens, desenvolvimento de Planos Diretores, erosão e sedimentação, escoamento em meio não-saturado e incerteza nos processos hidrossedimentológicos.