Sergipe participa da construção do glossário de cultura brasileira

Data: 03/11/2016

Veículo/fonte: Aqui Acontece

Link direto da notícia: http://aquiacontece.com.br/noticia/2016/11/03/sergipe-participa-da-construcao-do-glossario-de-cultura-brasileira

A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC) realizou nos dias 26 e 27 de outubro, a Reunião da Comissão do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) e Oficina do GT Glossário da Cultura. O encontro, que aconteceu em Brasília, contou com a participação da diretora Fomento e Política Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Tiara Câmera.

Segundo a diretora da Secult, atualmente existem diversos bancos de informações e métodos de uso desses dados e nomenclatura entre as diferentes instituições do campo da cultura no Brasil, porém não há diálogo e cruzamentos de dados. “Às vezes, por exemplo, acontece que em Sergipe definimos algo por políticas culturais e no Acre o entendimento é diferente. A ideia é que, com a formatação do Glossário, tenhamos uma ferramenta de referência que congrega diversos entendimentos em um, mais comum possível”, explicou Tiara Câmara.

O evento, que teve como com foco a construção do glossário de cultura brasileira, foi conduzido pela equipe da Universidade Federal de Goiás. A instituição presta consultoria técnica para a atualização da ontologia da cultura, ou seja, dos vocabulários utilizados nos sistemas de informação da área cultural.

O GT glossário da cultura foi instituído pelo Ministério da Cultura por meio da portaria 119 de 19 de novembro de 2015 com o objetivo de criar, por meio de diálogo, estudos, trocas de experiências e elaborações de propostas, o glossário cultural que será utilizado pela plataforma do SNIIC, bem como o seu modelo de governança. Além de representantes de todo o sistema MinC, estiveram presentes representantes de secretarias estaduais e municipais de cultura (indicados pelos respectivos fóruns) e representantes da sociedade civil indicados pelo CNPC.

por Agência Sergipe