Simpósio debate climatologia geográfica

Data: 25/10/2016

Veículo: PUC Notícias

Link direto para a notícia: http://noticias.pucgoias.edu.br/?p=9352

Evento segue até sábado, 29, com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior

simposioclimatol_10

Começou na noite desta terça-feira, 25, o XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG), realizado com o apoio da PUC Goiás. A abertura do evento ocorreu no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da instituição, no Setor Leste Universitário, com a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior.

A instituição, junto com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade estadual de Goiás (UEG), participa da organização do simpósio, realizado pela Associação Brasileira de Climatologia (ABCLIMA). Nesta edição, será debatido o tema Variabilidade e susceptibilidade climática: implicações ecossistêmicas sociais. A programação ocorre até sábado, 29, e deve reunir cerca de 300 pesquisadores.

Para a coordenadora do curso de Geografia da PUC Goiás, profa. Ângela Dantas, a iniciativa é oportunidade para ampliar discussões importantes para a formação dos alunos da instituição.

“O Brasil tem dimensão continental e uma diversidade climática muito intensa, que tem repercussão em outras áreas. É um tema que não pode ficar de fora da formação dos alunos. Acreditamos estar construindo para a formação mais sólida do profissional de Geografia”, frisa.

Integrante da comissão organizadora do simpósio, o prof. Diego Tarley, da PUC Goiás, destacou o trabalho conjunto com outras instituições de ensino superior. “É trabalho coletivo, tanto com professores quanto com alunos das universidades”, avalia, citando que pelo menos 50 acadêmicos estão atuando como monitores.

Coordenadora-geral do simpósio, a profa. Gislaine Cristina Luiz, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), diz que as discussões envolvendo climatologia ainda estão sendo consolidadas em Goiás. “Ainda não temos uma tradição de estudos que trabalhem os fenômenos climáticos trabalhando com a perspectiva de impactos. Podemos despertar os interesses dos alunos para esse campo do saber a partir dos temas aqui lançados”, ressalta.

O pesquisador Pietro Ceccato, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, ministrou a conferência de abertura. Ele debateu a mudança climática global em diferentes escalas: global, regional e local.

Participação
Calouro de Geografia, Joaquim Oliveira Silva, 17 anos, atuará no simpósio como monitor. Interessado nos temas que serão discutidos, ele vê na iniciativa a oportunidade de exercitar competências para além da sala de aula. “Os eventos enriquecem a prática a pode ajudar a ser um docente muito mais completo”, pondera.

Formando em Geografia, o estudante Denis Anderson Viera de Moura, 22, veio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para Goiânia participar do simpósio. Há três anos, ele estuda a variabilidade pluviométrica na bacia do Rio Ivaí, no Paraná, em projeto de Iniciação Cientifica (IC).

“Investigo as tendências de períodos de chuva e de seca, muito importante para o setor agro local, porque impacta a produção e o preço dos alimentos”, explica. No evento, o aluno pretende acompanhar os trabalhos realizados em outras linhas de estudos.