Exposição Ventos Uivantes encerra temporada neste domingo no Parque da Cidade

Data da notícia: 27/10/2016

Veículo/Fonte: Agora RN

Link direto da notícia: http://agorarn.com.br/cultura/exposicao-ventos-uivantes-encerra-temporada-neste-domingo-no-parque-da-cidade/

Projeto artístico capta o vento e converte em som e luz e é o primeiro criado pelo Laboratório Dez Dimensões, que funciona no Departamento de Artes da UFRN

ventosuivantes

Um espetáculo de luz e cores que une arte, tecnologia e natureza. Assim é a exposição denominada Ventos Uivantes, que encerra a sua temporada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte neste domingo (30), no auditório da Unidade de Conservação.

O projeto artístico capta o vento e converte em som e luz e é o primeiro criado pelo Laboratório Dez Dimensões, que funciona no Departamento de Artes da UFRN e reúne profissionais e estudantes da UFRN, em parceria com profissionais da Universidade Federal de Goiás, sob a coordenação da professora Dra. Laurita Salles.

“O espetáculo inspira-se no fenômeno do vento em sua dimensão de força da natureza e que é muito intenso em Natal, especificamente, no Parque da Cidade. Mostra aos espectadores, por meio de equipamentos instalados, o movimento do ar, como vento, em cidade onde sua emergência marca a vida de seus habitantes, mesclando-o ao final, com o “sopro” humano de pessoas do público que movimentarão girandolas luminosas e espetáculo de som computacional em tempo real”, explica a professora.

A exposição tem sido possível graças a um conjunto de dispositivos capazes de perceber a velocidade e direção do vento, captado por meio da biruta instalada na área externa e transformando esses dados em sequências de som e luz, apresentados em dois ciclos principais. O primeiro relaciona a velocidade e direção do vento a uma cúpula luminosa que se movimenta e ilumina a sala de exibição monitorada por estes elementos da natureza em conjunção com composições eletroacústicas de autoria do compositor da EM/Escola de Música da UFG/Universidade Federal de Goiás, Sergio de Alencastro Valentim e da EM da UFRN, Gabriel Gagliano.

O segundo ciclo é iniciado pela movimentação do ar humano, por meio de um sensor de sopro que mobiliza giroscópios luminosos com imagens móveis acompanhadas de espetáculo sonoro em tempo real, composição eletrônica também de Gabriel Gagliano.

A obra foi apresentada em sessões para grupos e em horários alternados durante o mês de outubro e atraiu um bom público. Neste domingo (30), haverá uma sessão especial, das 15h às 18h, ocasião em que os pesquisadores criadores da obra estarão à disposição para conversar com os visitantes no auditório. O evento é aberto ao público em geral e a entrada e estacionamento no Parque da Cidade são gratuitos.