Candidatos goianos se surpreendem com tema da redação do Enem

Data da notícia: 06/11/2016
Veículo/Fonte:
Link da notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/11/candidatos-goianos-se-surpreendem-com-tema-da-redacao-do-enem.amp

Assunto escolhido foi 'Caminhos para combater a intolerância religiosa'. Alunos esperavam abordagem sobre política e até desastre em Mariana (MG).

O tema da redação deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, surpreendeu os candidatos goianos que fizeram a prova neste domingo (6). Estudantes ouvidos pelo G1 disseram que esperavam que a abordagem fosse sobre corrupção, política ou até o desastre ambiental em Mariana (MG), mas aprovaram o assunto escolhido.

Além da redação, os candidatos também responderam no segundo dia de provas as questões de linguagens e códigos, que englobam português e língua estrangeira (inglês ou espanhol), e de matemática.

“Achei que o tema da redação poderia ser escassez de água ou política. No entanto, considero o escolhido fácil e que reflete a realidade do país", disse a estudante Jéssica Caroline, de 21 anos, que fez a prova na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Goiânia.

Jéssica, que busca cursar fisioterapia, diz que, no geral, achou o Enem deste ano difícil. “Só foi fácil para quem estudou muito, o que não foi o meu caso”, disse.

Já a operadora de caixa Fernanda Nelson, de 25 anos, diz que aprovou o tema da redação, apesar de ter apostado em algo ligado à política. "Religião atualmente está sendo um assunto muito falado, acho que foi bem contextualizado. Mas esperava que fosse sobre política, corrupção", contou.

Fernanda disse que achou o Enemx difícil, pois está há dois anos sem estudar, mas ainda assim quis fazer a prova para buscar uma vaga em ciências contábeis.

O vendedor Clayton Urzeda, de 28 anos, que foi o primeiro a sair da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia, diz que o tema da redação o surpreendeu. "Fiquei surpreso, achei que seria algo ligado ao terrorismo ou corrupção.  Mas acho que aqui no Brasil as religiões convivem em harmonia", disse.

O rapaz afirma que considera a prova como um todo difícil, mas acha que se saiu bem. Ele busca uma vaga para cursar administração.

A auxiliar de serviços gerais Gilmara Fernandes, de 38 anos, também apostava em outro tema na redação, mas diz que ficou satisfeita com o escolhido. "Achei que seria sobre imigração. Mas esse tema é fácil, a gente vê muito na TV. Sou evangélica e sinto que essa intolerância não chega até mim, pois no Brasil, as pessoas ainda têm o livre arbítrio de fazer o que quiserem”, destacou.

Moradora de Aparecida de Goiâniax, na Região Metropolitana da capital, Gilmara diz que achou o nível da prova razoável. Ela parou de estudar aos 15 anos de idade, mas, no ano passado, conseguiu concluir o ensino médio. Agora, quer cursar educação física.

O vendedor Gabriel Rodrigues, de 20 anos, também aprovou o tema da redação. "A prova estava mediana no sábado e hoje achei mais difícil. A redação foi ótima, mas me surpreendeu e tem tudo a ver com a realidade atual", diz.

Segundo dia de provas
Os portões dos locais de prova do Enem fecharam pontualmente às 13h, em Goiânia. Nos últimos minutos, muitos estudantes correram para entrar nas unidades de ensino. As provas começaram às 13h30 e terminaram às 19h.

Apesar da correria, nenhum estudante perdeu a prova na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), na Praça Universitária. Alguns, inclusive, chegaram bem cedo e falavam com expectativa pelo tema da redação.

Um candidato passou mal durante a prova foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Segundo a sargento Virgínia Altoé, ele vomitou e disse que estava com a vista escura. "Pode ter sido nervosismo ou algo que ele comeu e acabou fazendo mal. Ele disse que o pai tem diabetes e por isso pedi que ele procurasse um médico verificar se isso pode ter motivado o mal súbito", disse ao G1.

A sargento afirmou que, após receber os primeiros-socorros, o rapaz deixaria o local. A identidade dele não foi divulgada.

Enem
Em Goiás, 284.438 estudantes se inscreveram para o Enem, no entanto, 8.337 candidatos farão o exame em dezembro, por causa dos locais de prova ocupados por estudantes. A quantidade de inscritos representa 3,3% de todas as inscrições do país, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No total, as provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (5), os participantes já responderam as questões de ciências humanas e ciências da natureza.

De acordo com o Inep, dos mais de 284 mil inscritos no estado, 56% têm entre 16 e 20 anos, 29% entre 21 e 30 anos e 11% têm acima de 30 anos. De acordo com o instituto, 4% dos candidatos têm menos de 16 anos. A maioria dos estudantes que vão fazer provas em Goiás é composta por mulheres, 57%, contra 43% de homens.

Adiamento
Mais de 8,3 mil estudantes farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, por conta das ocupações em 15 unidades de educação em Goiás. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) tem 9 sedes ocupadas. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que três unidades estão ocupadas. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem dois prédios ocupados. Uma unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está ocupado por estudantes.

O Inep informou em nota ao G1 que “todas as providências para o  efetivo cancelamento da prova nos locais ocupados já foram adotadas, inclusive com envio de mensagens  ( e-mail e  sms) aos  alunos atingidos , bem como as providências de impressão de novas provas e o planejamento logístico para a nova prova já está em curso”.

ENEM 2016 - DOMINGO (6) – GOIÂNIA (GO) - Estudantes correram antes do fechamento dos portões, em Goiânia, Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)