Servidores recebem orientações sobre como atender melhor os deficientes visuais na Casa

Data da notícia: 07/11/2016
Veículo/Fonte: Assembléia Legislativa
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Servidores recebem orientações sobre como atender melhor os deficientes visuais na Casa

A Escola do Legislativo, promoveu nesta segunda-feira, 7, a partir das 14 horas, o curso Orientações para o Adequado Atendimento aos Cidadãos com Deficiência Visual.  A palestra aconteceu no Auditório Solon Amaral da Casa Legislativa.

O curso foi ministrado por Luzia Aparecida Carneiro Carvalho Barros. Ela é graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), especialista em natação e hidroginástica pela Universidade de Brasília (UnB) e em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Luzia Aparecida é mestre em docência em Educação Universitária pela Universidade de Rosário (Argentina) e atua no atendimento de habilitação e reabilitação do deficiente visual desde 2006. Atualmente, é professora do Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual.

A mestre Luzia Aparecida conta que trabalha há 10 anos com deficientes visuais e disse estar lisonjeada pelo convite feito pela Casa de Leis. “ A melhor maneira de estabelecer um contato com o deficiente visual é por meio do diálogo. Erros podem ser cometidos, porém o mais importante é a comunicação. Opte por perguntar claramente o que deseja para assim poder se relacionar sem problema”, explica.

Ao todo 24 alunos participaram da palestra que foi finalizada às 15h30. “ Me inscrevi no curso porque buscava obter um conhecimento maior sobre o assunto. A Assembleia  é uma casa aberta e temos que estar preparados para receber bem todo tipo de público”, concluiu, Kaline Maisa de Souza Lima.

Durante o curso, foram abordados os seguintes temas: Apresentação do Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav); tipos de deficiências visuais; orientações para o adequado atendimento a pessoa com deficiência visual; atividades práticas e vivência, além de dedicar um período para o esclarecimento de dúvidas.