Estércio Marquez receberá o Troféu Jaburu 2016

Data da notícia: 09/11/2016
Veículo//Fonte: Goiás Agora
Link Direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/estercio-marquez-recebera-o-trofeu-jaburu-2016/

Homenageado principal

O músico e compositor erudito Estércio Marquez Cunha foi escolhido pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás para receber o Troféu Jaburu 2016. Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez a Cora Coralina em 1980, o Troféu Jaburu, escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes, é a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. Também serão entregues medalhas, diplomas e placa a personalidades e entidades.

A escolha dos agraciados ocorreu durante reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, a partir do voto dos conselheiros. A solenidade de entrega do Prêmio Jaburu 2016 acontece durante evento marcado para as 20 horas da próxima quinta-feira, dia 17, no Palácio das Esmeraldas.

Nascido em Goiatuba no ano de 1941, Estércio Marquez Cunha passou a infância e a adolescência em Goiânia, onde iniciou seus estudos de música com a pianista Amélia Brandão. Mais tarde ingressou no Conservatório Goiano de Música, na classe de piano de Dalva Maria Pires Machado Bragança.

Transferindo-se para o Rio de Janeiro, ingressou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM), passando a estudar com Elzira Amábile. Durante o curso, foi monitor e assistente de Teoria Musical. Diplomado, lecionou Teoria Musical no Curso Técnico Profissional do CBM, entre 1962 e 1967. Neste mesmo período lecionou também música nas escolas de primeiro e segundo graus do então Estado da Guanabara.

A partir de 1967, voltou à Goiânia, onde foi professor do Conservatório Goiano de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), lecionando nas cadeiras de Harmonia, Contraponto e Fuga. Ainda em Goiânia, foi um dos fundadores da escola MVSIKA!, dedicada ao ensino das artes integradas. Durante a década de 1970 lecionou também na Faculdade de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutorou-se em Composição nos Estados Unidos, na Universidade de Oklahoma, em 1982. De volta à UFG, aposentou-se com professor em 1995. Desde então, dedica-se a compor e a dar aulas de Composição.

Mais informações: (62) 3201-5833