Mostra de Música Erudita leva concertos e aulas especiais a Anápolis

Data: 16/11/2016

Veículo/fonte: Jornal Estado de Goiás

Link direto da notícia: http://www.jornalestadodegoias.com.br/2016/11/16/mostra-de-musica-erudita-leva-concertos-e-aulas-especiais-a-anapolis/

A Mostra Música Erudita do Estado de Goiás desembarca em Anápolis. De 16 de novembro a 1º de dezembro de 2016, o município vai receber 12 concertos, seis masterclasses e seis concertos didáticos realizados por alguns dos melhores músicos residentes no Estado de Goiás. Todas as atividades são gratuitas.

A abertura oficial do evento ocorre nesta quarta-feira (16), às 19h30, no Salão Nobre Richard Edward Senn do Colégio Couto Magalhães, em frente à Unievangélica. O Quinteto Metais do Cerrado é a atração da noite.

De um lado estão músicos eruditos já reconhecidos nacional e internacionalmente. De outro, a nova geração de virtuoses: talentos com menos de 25 anos e que, devido ao seu alto nível artístico, também desenvolvem atividades dentro e fora do País.

Todos eles têm espaço reservado nesta segunda edição do evento, que pretende difundir a música de concerto e criar oportunidades de apreciação, sobretudo no interior. Além disso, propõe formar novos públicos e acender a curiosidade de quem nunca ouviu ou teve pouco contato com a música erudita.

Outra proposta é estimular jovens talentos, proporcionando o contato com excelentes músicos e suas técnicas. Para facilitar a compreensão estética da plateia, os recitais, sempre às 19h30, serão comentados pelos próprios artistas ou por um membro da coordenação. As apresentações serão abertas ao público em geral.

Músicos de renome ministrarão aulas para estudantes de Anápolis e municípios adjacentes. A atividade é direcionada, sobretudo, a alunos e músicos das bandas centenárias e escolares da região. Todas as sessões estão marcadas para o Bloco O da Unievangélica, das 15h às 17h.

Alunos, professores, servidores e moradores vizinhos às escolas poderão acompanhar as apresentações agendadas para seis colégios estaduais da região de Anápolis. Os chamados “concertos didáticos”, recitais com explicações sobre os instrumentos e as obras executadas, também ocorrerão das 15h às 17h.

A II Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás tem a parceria da Associação Educativa Evangélica (Unievangélica) e da Prefeitura de Anápolis; apoio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduce, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Associação Goiana de Bandas e Fanfarras (AGBF). Tem ainda o apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. A produção está a cargo da Arte Brasil.