Seminário discute educação de jovens e adultos no campo e avalia Pronera em Goiás

Data: 17/11/2016

Veículo/fonte: INCRA Goiás

Link direto da notícia: http://www.incra.gov.br/noticias/seminario-discute-educacao-de-jovens-e-adultos-no-campo-e-avalia-pronera-em-goias

O Incra em Goiás, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizam o I Seminário Regional do Pronera – Educação de Jovens e Adultos (EJA), no auditório da Faculdade de Direito, na Praça Universitária. A abertura da reunião ocorreu ontem (16) às 19h, com a participação do superintendente Regional do Incra/GO, Eurípedes Malaquias de Souza, e do vice-reitor da UFG, Manuel Rodrigues Chaves. Em sua fala de abertura, o superintendente do Incra/GO frisou a importância do Pronera e da educação formal para o empoderamento dos campesinos.

Até sábado (19), representantes do Incra, professores e estudantes movimentarão o auditório da Faculdade de Direito debatendo assuntos como reforma agrária na atualidade, Pronera, EJA e escola sem partido. De acordo com a asseguradora do Pronera em Goiás, Marília Souto Barreto, todos esses temas estão vinculados à proposta do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária de formar pessoas com visão crítica de mundo.

Marília ressaltou que o objetivo maior do seminário é realizar uma avaliação do processo de formação dos estudantes que estão nas salas de EJA/Pronera/UFG. A ideia é verificar a situação destes alunos antes de iniciar o processo de escolarização e alfabetização, observando resultados e expectativa de vida destas pessoas. “Nós temos relatos que mostram que eles passaram a se socializar melhor e até a ter mais domínio do seu ofício após a conhecerem a leitura”, afirma a técnica do Incra/GO.

Segundo contam os estudantes, com a descoberta da leitura, podem se locomover melhor no transporte coletivo, tem mais segurança na hora de efetuar suas compras no mercado e nas lojas de produtos agropecuários. Várias destas histórias estão num vídeo que a UFG gravou e que será exibido durante o seminário. Marília lembra que outra mudança percebida entre os grupos que voltaram para a sala de aula é a vontade de continuar os estudos.

Programação do I Seminário Regional do Pronera (auditório da Faculdade de Direito/UFG)

16/11 (19h) – quarta-feira: abertura solene

17/11 – quinta-feira
Manhã (9h) – mesa redonda: Reforma Agrária hoje;
Tarde (14h) – grupos de discussão;
Noite (19h30) – mesa redonda: Escola sem partido;

18/11 – sexta-feira
Manhã (9h) – mesa redonda: Pronera e EJA: um debate sobre educação de jovens e adultos no campo;
Tarde (14h) – grupos de discussão;
Noite (19h30) – socialização dos grupos de discussão;

19/11 – sexta-feira
Manhã (9h) – Plenária de aprovação do documento final sobre Pronera-EJA.