Hugol orienta sobre câncer de próstata

Data: 23 de novembro de 2016

Fonte/veículo: Goiás Agora

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/hugol-orienta-pacientes-e-acompanhantes-sobre-cancer-de-prostata/

Durante todo o mês de novembro os usuários em visita ou acompanhando pacientes no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) estão recebendo orientações da Liga Acadêmica de Urologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a prevenção do câncer de próstata. Os alunos do segundo período de Medicina distribuíram materiais educativos e realizaram diálogos individuais sobre sintomas, fatores de risco e exame preventivo.

Essa atividade compõe as ações de Educação em Saúde empreendidas pelo hospital no Novembro Azul. No próximo dia 24, no auditório da unidade, acontecerá ainda uma palestra sobre Saúde do Homem, ministrada pelo supervisor Médico da Urologia do Hugol, Bernardo Barreira.

Saiba mais sobre o câncer de próstata
De acordo com a Liga Acadêmica de Urologia da UFG, a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdome. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.

Numa fase inicial, ele é totalmente assintomático; quando surgem os primeiros sintomas, em quase 90% dos casos o tumor já saiu da próstata e passou para outros locais. Dentre os fatores de risco estão a idade e o acometimento de parentes de primeiro grau pela doença. O diagnóstico é realizado através do exame clínico combinado com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue.

Foto divulgação

Foto de divulgação