Sinduscon-PA realiza workshop sobre qualidade do concreto

Data: 03/12/2016

Fonte/Veículo: Sinduscon-PA

Link da notícia: http://www.sindusconpa.org.br/site/noticia.php?id=5425

 

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) realizou nessa quinta-feira, 1 de dezembro, concorrido workshop com o professor Oswaldo Cascudo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), sobre cuidados com o concreto, no Auditório 1 Bloco B, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), uma promoção da Votorantim Cimentos em parceria com a Cooperativa da Construção do Estado do Pará (Coopercon-PA).

A palestra recebeu o título de “Boas Práticas no Controle Tecnológico do Concreto”, tratou do controle dos materiais que e de sua composição por meio da tecnologia, proporcionando a qualidade do concreto e evitando, de forma ampla, a geração de não-conformidades. Pós-doutor em Engenharia Civil pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Toulouse, na França.

“Pontuei os principais cuidados que se deve ter na concepção e ajuste da tecnologia, nos aspectos geológicos, para evitar problemas que são muito comuns nas obras e que geram baixo desempenho nas estruturas de concreto”, informou ele. “A vida útil mínima hoje prescrita pelas normas técnicas é de 50 anos para as estruturas de concreto. É essencial que este seja bem concebido, senão você tem não conformidade e aparecem as patologias”, observou Cascudo.

De acordo com o especialista, a importância do tema ultrapassa o aspecto técnico. “O concreto é um material muito importante. Quando você não tem uma formulação adequada há falhas, e elas podem levar a riscos para os usuários. Então essa questão deixa de ser só econômica, torna-se também social”, considerou.

O professor espera que a palestra sirva para alinhar pontos comuns ao setor da construção, independente dos contrastes regionais. “Somos um país continental, com culturas e sotaques diferentes, mas regidos pela mesma legislação, pelas mesmas normas técnicas. Embora a gente tenha diferenças no construir, precisamos conduzir isso de maneira padronizada”, salientou.

https://www.facebook.com/sindusconpa2012/