Projeto de emancipação é analisado em Brasília

Data: 18/11/2014

Veículo: A Tribuna Mato Grosso

Link da matéria: http://www.atribunamt.com.br/2014/11/projeto-de-emancipacao-e-analisado-em-brasilia/

O projeto de emancipação do Campus Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Rondonópolis) foi protocolado em Brasília (DF), no Ministério da Educação (MEC), para ser apreciado. Segundo os contatos feitos pelo Comitê de Emancipação, a avaliação preliminar realizada na Coordenação Geral de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES-MEC) aponta que o mesmo está em análise, sendo o processo número 23108.307632/2014-11.
Além disso, segundo a Coordenação Geral de Expansão das IFES, dois aspectos são favoráveis ao pleito local: primeiro, o projeto de emancipação seguiu com um pedido formal da própria reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, e segundo, que o Plano Nacional de Educação vai exigir a criação de 20 novas universidades a serem instaladas no interior do País, sendo a prioridade para a criação de Universidades Federais as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em função do déficit de instituições universitárias federais nestas regiões. A região Centro-oeste, por exemplo, conta com três Estados e o Distrito Federal e possui apenas cinco Universidades Federais, sendo 01 em Mato Grosso (UFMT), 02 em Mato Grosso do Sul (UFMS e UFGD), 01 em Brasília (UNB) e 01 em Goiás (UFG).

Luta pela emancipação do campus de Rondonópolis depende, agora, da força articulada dos políticos de Mato Grosso

Em contato direto com a assessoria do senador Blairo Maggi, as informações são de que o senador estará nesta semana retomando suas atividades parlamentares em Brasília, já tem estabelecido contato com a presidente Dilma Rousseff e encaminhado um ofício de solicitação de audiência com o Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes. Da mesma forma, o deputado federal Valtenir ficou responsável, a pedido da reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, de solicitação de audiência com o Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes.
Segundo as informações repassadas pela deputada estadual Teté Bezerra e vereador Thiago Silva, assim que a audiência tiver uma data definida, ficou estabelecido, por contato de Teté Bezerra e do deputado federal Carlos Bezerra, que o vice-presidente Michel Temer estaria presente na audiência.
O deputado federal Wellington Fagundes, por sua vez, tem uma audiência com Paulo Speller, ex-reitor da UFMT e atual Secretário do Ensino Superior-MEC, para esta semana. A avaliação do Comitê é de que a luta pela emancipação depende, agora, da força articulada dos políticos de Mato Grosso.