Prefeito promete concluir ciclovia da T-63

Data: 21/11/2014

Veículo: O Hoje

A recente implantação de grama no trecho da AvenidaT-63 entre a Praça Nova Suíça e a Avenida Circular não irá afetar a conclusão dos sete quilômetros de ciclovias previstos na via. Quem garante é o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando José Pires.

Segundo ele a aplicação do novo gramado é uma ação provisória “Estamos colocando a grama apenas para padronizar a avenida, mas o projeto de ciclovias continua” didsse. De acordo com ele “a grama passará apenas por adaptação à terra e depois será reaproveitada em outro lugar”. Ormando não informou quando isso deverá acontecer, mas disse que futuramente o gramado irá ficar apenas no canteiro central da T-63.

Prioridade

Para a doutora em transportes e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Erick Cristine Kneib, a Prefeitura de Goiânai precisa definir em seus projetos de mobilidade urbana. “Não dá para priorizar todos os modos de mobilidade. É uma coisa ou outra. Se a Prefeitura não definir um equilívvrio de espaços no canteiro central, poderá ferar conflitos e as ciclovias ficarão inviáveis”. Ela aponta que a solução é a Prefeitura avaliar bem os seus projetos.

Atualmente, a ciclovia da T-63 conta com 3,2 quilômetros concluídos entre o Parque Anhanguera e a Praça Nova Suíça. Goiânia tem hoje 5,7 quilômetros de vias específicas para bicicletas, mas o Plano diretor prevê 140 quilômetros, ou seja, para que a capital possa ter um transporte dito sustentável é preciso, no
mínimo, mais 134,3 quilômetros de ciclovias. Além da T-63, na Avenida Universitária há ainda 2,7 quilômetros. (Fúlvio Costa)