Apoiado pela OAB/SC, Congresso de Direito Desportivo da UFSC reunirá personalidades nacionais do esporte

Data: 17/11/2014

Veículo: Portal Sala de Notícia

Link: http://www.saladenoticias.net/?p=126157

 

 

Começa nesta segunda e segue até quarta-feira (17 a 19) o 2º Congresso de Direito Desportivo, apoiado pela OAB/SC. O evento começa nesta segunda, às 19 horas, com palestras do professor da UFG Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Direito Desportivo e direitor jurídico da Confederação Brasileira de Clubes, sobre Direito Desportivo e Constituição; e do presidente da OAB/SC e da Comissão Nacional de Direito Desportivo da OAB, Tullo Cavallazzi Filho, que abordará aspectos atuais da área.

A organização é da Diretoria Executiva da Atlética Direito UFSC, com apoio da OAB/SC. Os debates serão no Auditório do Fórum Distrital do Norte da Ilha (UFSC). Programação e inscrições (gratuitas) no site www.congressodireitodesportivo.ufsc.br.

Entre as presenças confirmadas está o advogado Osvaldo Sestário Filho, que em 2013 representou a Portuguesa no julgamento do STJD que suspendeu o jogador Héverton e causou o rebaixamento do clube. O advogado ministrará na quarta-feira a palestra “Verdades e mentiras sobre o caso Portuguesa/Fluminense/Flamengo – Campeonato Brasileiro de 2013”. Entre outros participantes estão o advogado Martinho Neves Miranda, coordenador jurídico da candidatura das Olimpíadas Rio 2016; o editor do site oficial da FIFA, jornalista Alexandre Cossenza; e o ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Gilberto Nascimento Teixeira, o Kid.

O Congresso busca entidades que apostam no movimento atleticano e no desenvolvimento dos estudos e discussões sobre o tema, o qual vem atingindo um grande público nos âmbitos acadêmico e esportivo.

Serão duas mesas de debates com enfoque multidisciplinar. A primeira tratará sobre o tema “Crise no Esporte”, com a participação de personalidades do cenário esportivo e jurídico para um debate acerca de entraves e dificuldades de toda estrutura esportiva brasileira. A outra mesa debaterá “Esporte e Preconceito”, assunto latente que, para a organização, exige ser discutido no âmbito desportivo.

Além das mesas, haverá apresentação de trabalhos e palestras presididas pelos próprios alunos e com a participação de docentes do curso de Direito da UFSC. O Grupo de Estudos de Direito Desportivo da UFPR é parceiro, com a apresentação de trabalhos em uma palestra coordenada por seus membros.