Teatro - Gênio de volta ao palco

Data: 29 de novembro de 2014

Veículo: O Popular

Grupo Arte & Fatos, da PUC Goiás, faz duas apresentações de pré-estreia neste final de semana da peça Os Avessos, adaptação para o teatro de um conto de Guimarães Rosa

O conto Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha, que integra o volumePrimeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, é uma comovente história sobre um homem que se vê obrigado a enviar para um manicômio a mãe e a filha, algo muito comum durante muito tempo no passado. A narrativa se passa na estação de trem, onde as duas vão embarcar para o Hospital Colônia, na cidade mineira de Barbacena, que foi por muitos anos o maior hospício do País. Vem daí a expressão cunhada pelo autor de Sagarana para definir aqueles comboios lotados de desvalidos e rejeitados: eram os “trem de doido”.

A história, considerada uma das mais pungentes do escritor mineiro, ganha agora uma adaptação para o teatro, feita pelo Grupo Arte & Fatos, que é ligado à Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás. A pré-estreia do espetáculo, que ganhou o nome de Os Avessos, será hoje, às 21 horas, na Oficina Cultural Geppetto, no Setor Pedro Ludovico, e amanhã, às 19h, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária. O dramaturgo e diretor Danilo Alencar, que concebeu a encenação, reencontra-se assim com o imaginário da prosa roseana.

Em 2011, Danilo levou aos palcos o espetáculo Ser Tão Grande, em que enfrentou o desafio de adaptar outros contos de Guimarães Rosa e seu mais importante romance, Grande Sertão: Veredas. A peça encontrou soluções muito criativas para contar os embates e os dilemas do jagunço Riobaldo, de sua paixão proibida Diadorim e do vilão Hermógenes, e incluir outros personagens igualmente marcantes, como Miguilim, o menino que dava título à obra Manuelzão e Miguilim. O trabalho foi premiado e mostrado em várias partes do País, sempre recebendo elogios.

Com toda essa experiência do Ser Tão Grande, tenho um novo olhar sobre como trazer esse universo fantástico de Guimarães Rosa para o palco e fazê-lo dialogar com o mundo contemporâneo”, pontua o diretor. Desta vez, Danilo Alencar buscou inspiração no passado para conceber o projeto. “Há mais ou menos 15 anos, fiz uma experiência de leitura do conto Sorôco com adolescentes de 14, 15 anos e fiquei impressionado com a forma como eles compreenderam a obra. Eu queria trabalhar esse texto, que quase foi incluído no espetáculo Ser Tão Grande”, revela.

COMPLEXIDADE

O tema, agora, torna-se menos amplo externamente, como era o sertão e suas criaturas, para chegar a outro nível de complexidade, mergulhando nas perturbações que afligem a alma humana. É a loucura que entra em cena e a forma cruel como ela costuma ser tratada até mesmo no seio da própria família. A história de Sorôco emblematiza a invisibilidade e a incompreensão a quem tem algum tipo de distúrbio é condenado por ter problemas mentais, não se encaixando nos moldes da sociedade e vagando em busca de um pouco de afeto e conforto.

Para informar melhor o público sobre a falta de alternativas de Sôroco, como era a vida difícil daquela família, concebemos dois espaços cênicos: uma tapera e a estação de trem”, explica Danilo. “Em Sorôcoe em outras de suas obras, como A Terceira Margem do Rio, Guimarães Rosa trabalha muito com esses universos da criança e da loucura. Muitos de seus personagens permanecem à margem”, aponta.

Ele também incluiu os sons do violeiro Ivan Vilela no espetáculo. “É um tipo de canção que dialoga muito bem com a obra de Guimarães Rosa.”

29 de novembro de 2014 (sábado)

Peça: Os Avessos (Grupo Arte & Fatos)

Data: Hoje, às 21 horas, e amanhã, às 19 horas

Local: Hoje, na Officina Cultural Geppetto (Rua 1013, nº 467, Setor Pedro Ludovico) e amanhã, no Centro Cultural UFG (Praça Universitária, Setor Universitário)