Ancine estará presente em seminário do projeto Cinema Olhares e Formação

Data: 02/11/2014

Veículo: Aqui Acontece

Link da matéria: http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/12/02/ancine-estara-presente-em-seminario-do-projeto-cinema-olhares-e-formacao

 

O coordenador de Planejamento de Fomento da ANCINE, Rodrigo Camargo, e a especialista em regulação da Assessoria Internacional da Agência, Letícia Godinho, participarão do seminário Perspectivas para a Produção Audiovisual Independente: Coprodução e TV Pública, que acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em Goiânia, nos dias 4 e 5 de dezembro, a partir das 9h. O evento faz parte do projeto Cinema, Olhares e Formação, promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) em parceria com o IFG. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do projeto ou presencialmente no dia do evento.

O seminário

O seminário abordará dois eixos temáticos e discutirá a regulamentação da Lei 12.485/11 e as atuais
estratégias para o fomento descentralizado da produção audiovisual brasileira, problematizando, por um lado, a produção de conteúdo independente para as TVs públicas, e, por outro, as perspectivas para a coprodução audiovisual nacional e internacional. A coordenação fica a cargo do produtor audiovisual, Erasmo Alcântara, sócio da Fractal Filmes.

Mesas de debate

Na quinta-feira, dia 4, serão realizadas duas mesas de debate. A partir das 9h, a mesa “TVs Públicas e o Fomento à Produção Audiovisual Independente Regional", com a presença do coordenador de Planejamento de Fomento da ANCINE, Rodrigo Camargo, vai debater a estratégia traçada pelo Governo Federal para o fomento à produção independente voltada à programação das TVs públicas e educativas e como a progressiva abertura destas TVs à aquisição de conteúdo representa oportunidade para o desenvolvimento da produção audiovisual regional. Compõem a mesa ainda o superintendente regional Centro-Oeste/Norte da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC, Walter Silveira, e o mediados Michael Valim, da TVUFG. A segunda mesa do dia, com o tema “Produção Audiovisual Independente e Aquisição de Conteúdo Regional: Análise de Casos”, tem início às 15h.

Já na sexta-feira, dia 5, às 9h, acontece a terceira mesa do seminário, com a participação da especialista da ANCINE, Letícia Godinho. A mesa tem como tema as coproduções nacionais e internacionais e suas políticas e estratégias de desenvolvimento. A mediação fica por conta da produtora Belém de Oliveira, da F64 Filmes, e também participam do debate a produtora executiva e advogada Angelisa Stein, da Valkyria Filmes, e a consultora Daniela Pfeiffer, da Animus Consultoria & Gestão.

Às 15h, também com a presença de Letícia Godinho e Angelisa Stein, a pauta é o Acordo de Coprodução Cinematográfica 
Brasil-Argentina, em mesa com mediação de Pedro Novaes, da Sertão Feelmes. Em seguida, às 16h30, o evento se encerra com a mesa “Estratégia e Aspectos Jurídicos da Coprodução Audiovisual”. Clique aqui e confira a programação completa do seminário Perspectivas para a Produção Audiovisual Independente: Coprodução e TV Pública

O Projeto “Cinema, Olhares e Formação”

Iniciado no dia 13 de outubro, o projeto Cinema, Olhares e Formação visa debater, qualificar e difundir a produção audiovisual independente no Centro-Oeste brasileiro. Além de seminários, também acontecem oficinasde formação e mostras de filmes. Nove cidades goianas recebem o projetosimultaneamente: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Luziânia, Senador Canedo e Valparaíso.

 

por Assessoria