Pesquisador cria exame de sangue mais rápido e barato

Data: 17 de novembro de 2014

Veículo: Portal Brasil

Link: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/11/pesquisador-cria-exame-de-sangue-mais-rapido-e-barato

Uma ideia que pode revolucionar a medicina é desenvolvida por Wendell Coltro, doutor em química pela USP

Um exame de sangue que detecta a dengue com resultados instantâneos e ao custo de 15 centavos. Uma ideia que pode revolucionar a medicina e está sendo gestada pelo doutor em química pela Universidade de São Paulo, Wendell Coltro, que leciona na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Dependendo do ensaio, a rapidez pode ser interessante para auxiliar o médico ou uma equipe médica a tomar uma decisão de intervenção cirúrgica ou mudança em um tratamento específico. Por exemplo, nas unidades médicas móveis um kit contendo esses produtos poderia ser rapidamente utilizado para acessar o estado clínico do paciente no caminho até o hospital”, diz Wendell.

O exame desenvolvido pelo pesquisador e sua equipe usa uma folha de transparência ou até mesmo um guardanapo, coberto com parafina. Um carimbo de metal delimita a área onde será adicionado o material do paciente como o sangue. Nas bordas desse “chip” de papel, ficam os reagentes. Para detectar a dengue, por exemplo, quando o soro está infectado, o anticorpo da doença se liga às substâncias presentes no papel e promove alteração na coloração, podendo ser avaliada visualmente ou analisada com câmera de celular. O método foi testado em hospitais de Goiás e conseguiu mostrar se um paciente estava ou não infectado. Segundo Coltro, os resultados têm confiabilidade de mais de 90%.

Também é possível fazer outros oito tipos de análises, como índices de colesterol, triglicérides, ácido úrico e glicose. Depois de depositar uma gota de sangue ou urina no centro do desenho impresso, o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. Para análise mais profunda, é possível fotografar os resultados com smartphone e compará-lo com uma escala de cores.

Uma das principais diferenças é o custo: enquanto exames na rede particular de saúde custam quase R$ 100, o exame criado por Wendell tem resultados eficazes custando até 15 centavos. A simplicidade ajudará a atender regiões afastadas, onde há pouco acesso a hospitais. Como não precisariam ser transportadas por longas distâncias, os resultados podem ser mais fidedignos e o próprio paciente poderiam fazer os testes.

Wendell foi considerado um dos dez brasileiros mais inovadores pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O exame, vencedor de vários prêmios, está sendo negociado agora com empresas que o disponibilizem rapidamente no mercado.

“Em todas as tecnologias, o processo burocrático para colocar os produtos no mercado é árduo. Mas estamos enfrentando isso com naturalidade e caminhando para que isso vire realidade”, avalia o pesquisador.

Wendell aponta que o principal ator na evolução das pesquisas são os alunos, que, sem a concessão das bolsas, não teriam a mesma determinação para realizar experimentos. Ele acredita que a carreira científica pode se iniciar ainda no ensino médio e se prolongar por toda a vida profissional.

“As possibilidades atuais para atuar na carreira científica são muito melhores do que o período que eu era universitário”, considerou o pesquisador.

O estudo não seria possível sem a contribuição dos professores Dr. Emanuel Carrilho e Claudimir Lúcio do Lago, da USP. A pesquisa também se beneficiou da apresentação do uso do papel para ensaios clínicos feita grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. George Whitesides da Universidade de Harvard.

Ouça a entrevista com o pesquisador na nossa página no SoundCloud.

Saiba mais: palaciodoplanalto.tumblr.com