Dom Waldemar Passini Dalbello nomeado bispo coadjutor de Luziânia

Link da matéria: http://www.radioriovermelho.com.br/site/noticia.php?id=9631

Da Redação
www.arquidiocesedegoiania.org.br Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o papa Francisco nomeou Dom Waldemar Passini Dalbello como bispo adjutor de Luziânia, sendo transferido da Arquidiocese de Goiânia. Dom Waldemar recebeu a notícia como parte de sua missão na Igreja:

Recebo hoje do Papa Francisco o envio para uma nova missão, como bispo coadjutor de Luziânia.

Neste dia em que celebramos a memória de São Francisco Xavier, padroeiro das Missões, e completando vinte anos de ordenação presbiteral, só posso dar graças a Deus. Em minha ação de graças, reconheço a bondade do Pai Eterno pelos nove anos em Goiânia, servindo como padre e bispo auxiliar, ao lado de Dom Washington Cruz.

Aos queridos padres, religiosos (as), seminaristas e fiéis leigos da arquidiocese de Goiânia, manifesto minha grande estima e carinho. A graça do Ano Mariano nos permite ouvir neste dia a voz da Mãe Auxiliadora: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Lc 2,5), e com grande alegria!

Aos irmãos da diocese de Luziânia, desde já manifesto meu desejo de colaborar com o ministério de Dom Afonso e de encontrá-los em breve.

Com minha bênção,

Dom Waldemar ”

Perfil

Filho de José Antônio Dalbello e de Maria Aparecida Passini Dalbello, nasceu no dia 6 de junho de 1966, na cidade de Anápolis. Cursou a faculdade de Engenharia Elétrica entre os anos de 1984 a 1988, na
Universidade Federal de Goiás. Em 1989 ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima de Brasília, quando iniciou a faculdade de Filosofia e cursou também a de Teologia, que concluiu em 1994.

Na Arquidiocese de Brasília foi ordenado sacerdote no dia 3 de dezembro de 1994, quando foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Brasília. Em 1995 foi enviado a Roma para cursar o Mestrado em Ciências Bíblicas, pelo Pontifício Instituto Bíblico, onde participou de um intercâmbio entre o instituto de Roma e a Ècole Biblique et Archéologique Française de Jérusalem.

Após o seu retorno da Europa em junho de 1999, padre Waldemar, foi professor e formador de Sagradas Escrituras no Seminário Maior de Brasília, cargo que ocupou até 2005; também foi professor de Sagradas Escrituras no Curso Superior de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Brasília.

De 2000 a 2002 foi diretor Espiritual da Comissão Arquidiocesana da Nova Evangelização; de 2002 a 2005 foi Ecônomo do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e também vigário da Paróquia Santíssima Trindade, em Brasília; de 2003 a 2005 foi colaborador junto à Nunciatura Apostólica no Brasil; de 2006 a 2009 foi reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney e professor de Sagrada Escritura no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, em Goiânia. Em 2008 assumiu como reitor do Seminário Santa Cruz (Ano Propedêutico) da Arquidiocese de Goiânia; desde julho de 2008 foi presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, pelo Regional Centro-Oeste da CNBB.

No dia 30 de dezembro de 2009 o Papa Bento XVI o nomeou como bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia com a sede titular de Membressa1 . Foi ordenado bispo, pelo Arcebispo Dom Washington Cruz, no dia 19 de março de 2010 no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.

Na Arquidiocese de Goiânia, Dom Waldemar acompanha a formação Sacerdotal e do Vicariato para a Cultura e a Educação, também responsável pelo acompanhamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pela Sociedade Goiana de Cultura e pela Santa Casa de Misericórdia.