Joel Ulhôa lança livro com textos sobre o cotidiano

Data: 04 de dezembro de 2014

Veículo: O Popular

O nosso dia a dia, por mais rotineiro que seja, merece um olhar diferenciado que possa nos fornecer referências importantes a respeito do mundo em que estamos. Essa era a proposta dos artigos e crônicas que o professor da UFG Joel Ulhôa publicou no POPULAR entre julho de 1998 e dezembro de 2000. Esses textos, acrescidos de um outro publicado em 2005, estão agora reunidos no livro Pensando o Cotidiano, que será lançado hoje, às 19h30, no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, Setor Universitário. “O interessante é que relendo aquelas reflexões que fiz tantos anos atrás percebo que estão muito atuais. Acredito que escreveria tudo novamente hoje. Parece que nosso cotidiano não mudou tanto assim”, avalia Joel.

Ele assinala que os artigos não estavam atrelados a fatos específicos e sim a visões mais filosóficas do mundo, das coisas e das pessoas. “Isso deu a eles uma maior permanência ao longo do tempo. A questão factual não é central nos textos. Até por essa razão, achei pertinente republicá-los neste livro”, explica o autor.

A obra, editada pelo selo goiano Cânone Editorial, é um passeio por temas que nos auxiliam a compreender as relações sociais que mantemos, os episódios humanos que presenciamos e como lidar com os dilemas que a vida sempre nos coloca. Tratando de ética, de liberalismo, de felicidade, de utopias, Joel Ulhôa aborda uma variada gama de assuntos que dizem respeito, de uma forma ou outra, a todos nós.

Filósofo com doutorado na USP e pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, Joel Ulhôa já foi reitor da UFG nos anos 1980. “Estou completando 80 anos e achei que deveria publicar este livro para que as reflexões contidas nesses textos pudessem ficar para outras gerações.”

Ele tem outras seis obras publicadas, todas de caráter acadêmico. “Para o ano que vem estou preparando o meu primeiro livro de ficção”, anuncia. “Será um volume contendo contos e poemas, mas ainda estou burilando este trabalho.” Joel prepara ainda a tradução, direto do alemão, da obra Meditações Cartesianas, de Edmund Husserl, um clássico da filosofia, sobretudo da corrente fenomenológica.

Lançamento do livro: Pensando o Cotidiano

Autor: Joel Pimentel Ulhôa

Data: Hoje, às 19h30

Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária, Setor Universitário)