UFG ofertará novos cursos em 2015

Data: 05/12/2014

Veículo: Portal Andifes

Link da matéria: http://www.andifes.org.br/?p=29590

Graduações em Engenharia de Transportes e Geologia são as duas opções inéditas na Universidade

O ano de 2015 terá mais opções de cursos para os futuros acadêmicos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Dois cursos inéditos serão oferecidos no Câmpus Aparecida de Goiânia: Geologia e Engenharia de Transportes. Já no Câmpus da Cidade de Goiás, a novidade será o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Com planejamento para receber as primeiras turmas no primeiro semestre do próximo ano, as unidades acadêmicas passam por adaptações na estrutura física. A maior parte dos cursos iniciará as atividades com turmas menores, buscando ampliar a quantidade de vagas ao longo do desenvolvimento das instalações.

A partir de 2015, a entrada de estudantes na UFG – tanto para os novos cursos quanto para os já existentes – será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher as vagas ofertadas pela Instituição. As notas serão compostas sob diferentes pesos, de acordo com grupos de cursos.

Geologia e Engenharia de Transportes

A graduação em Engenharia de Transportes chega motivada pelo pioneirismo. “Esse vai ser o primeiro curso de bacharelado da área no Brasil e um dos primeiros da América Latina”, comemorou Cristiano Farias, da Escola de Engenharia Civil (EEC). O curso de Geologia, outra opção inédita, é impulsionado pela demanda regional. “A mineração corresponde a parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, o que cria uma demanda constante por profissionais”, explicou Tereza Brod, professora do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa).

Arquitetura e Urbanismo

Com a nova graduação, a Regional Goiás chega ao seu quinto curso. Segundo a diretora da unidade, Maria Meire de Carvalho, a novidade responde a uma demanda existente na região, que é carente de profissionais da área. “Além de se tornar uma oferta necessária há algum tempo, esse curso vem para consolidar o Câmpus da Cidade de Goiás, com possibilidades de ensino em áreas bastante distintas”, afirmou.

Assunto: UFG ofertará novos cursos em 2015

Locais: Câmpus de Aparecida de Goiânia e Câmpus da Cidade de Goiás