Olhares fotográficos

Data: 11/12/2014

Fonte/Veículo: O Popular

Potrich Galeria de Arte abre mostra com trabalhos de três repórteres fotográficos do POPULAR

Taynara Borges

11 de dezembro de 2014 (quinta-feira)

“Temos a arte para não morrer da verdade.” Ainda que intuitivamente, é deste pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche que alguns fotojornalistas de alma sensível se valem para não serem soterrados pela dureza e até pela crueldade do contato cotidiano com a realidade nua e crua dos problemas sociais e das mazelas humanas com os quais se confrontam, no trabalho de retratar a vida como ela é. Como uma válvula de escape ou até mesmo uma tentativa de acrescentar poesia à vida, eles buscam uma maneira diferenciada de levar o fato ao leitor sem modificá-los, apenas proporcionando um outro viés para aquele olhar. É aí que a sensibilidade pode se transformar em arte.

Para mostrar como o fotojornalismo pode se tornar um objeto artístico ao se atentar para uma apresentação diferenciada deste universo de possibilidades que é a notícia, uma exposição com imagens de três repórteres fotográficos do POPULAR será aberta esta noite, na Potrich Galeria de Arte.

Intitulada Fato Popular – Olhar Incomum, a exposição reúne fotografias de Weimer Carvalho, editor de Fotografia do jornal, e dos repórteres fotográficos Renato Conde e Wildes Barbosa que vão além de um simples registro dos acontecimentos. A mostra foi proposta e organizada pelo também fotógrafo e pesquisador Rafael Castanheira, que tem o interesse de discutir “como é possível apresentar os fatos de maneira crítica e, ao mesmo tempo, criativa, sem perder de vista a informação como conteúdo principal da imagem, utilizando de estratégias de representação que se distanciam do modelo clássico documental, objetivo e direto, às vezes até apelativo e sensacionalista que permeia o fotojornalismo na atualidade”.

Ao todo, Rafael, que é mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), selecionou dez imagens que, segundo ele, “exploram novas questões estéticas e conceituais” e são mais do que “produção de registros que servem apenas como meras ilustrações de textos escritos”. Entre as fotografias escolhidas para a exposição estão trabalhos que concorreram ou foram contemplados em concursos locais e até nos mais importantes prêmios do País, como o Esso de Fotojornalismo e o Vladmir Herzog.

ESPECTADOR PROTAGONISTA

Para o curador, mais do que evidenciar a linguagem alegórica e metafórica presente no fotojornalismo contemporâneo e discutir a “subjetividade assumida” pelo fotógrafo, que deixa de ser uma testemunha passiva dos fatos para se tornar um intérprete dos acontecimentos, a mostra tem o propósito de colocar o espectador no lugar de protagonista. Segundo ele, diante destas imagens, o público sai da condição de consumidor de mensagens prontas para a posição de sujeito crítico.

“O espectador é instigado a buscar significados a partir de seus conhecimentos, suas concepções ideológicas e sua própria bagagem cultural, reafirmando a natureza polissêmica da fotografia e redefinindo seu papel de memória no fotojornalismo contemporâneo”, defende.

Exposição: Fato Popular – Olhar Incomum, com fotografias de Weimer Carvalho, Wildes Barbosa e Renato Conde
Abertura: Hoje, às 20h
Local: Potrich Galeria de Arte – Rua 52, nº 689, Jardim Goiás
Visitação: Terça a sexta, das 10 às 13 horas; sábado, das 10 às 14 horas ou com hora marcada