Governo lança Parque de Tecnologia e Inovação em Aparecida

Data: 12 de dezembro de 2014

Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/texto/200155

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), lançou ontem, em solenidade no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Inov@parecida – Parque de Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia, cujas obras começam imediatamente, às margens do Anel Viário, na região do Distrito Industrial do município.

O governador Marconi Perillo afirmou durante o lançamento que o Inov@parecida é um complexo tecnológico que “agregará muito valor” à economia de Goiás e do Brasil. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Faiad, o parque será referência nacional e internacional.

A Sectec implantará no local unidade do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego), em área de seis mil m² doada pelos investidores, que oferecerá educação profissional e serviços para o desenvolvimento tecnológico e inovação das empresas. O parque tem como gestor para fins de ciência e tecnologia o Instituto Reger de Educação, Cultura e Tecnologia, associação civil, com personalidade jurídica de direito privado.

Trata-se do terceiro parque tecnológico do Estado a partir da iniciativa da Sectec. O empreendimento de Aparecida de Goiânia será executado por um consórcio que reúne os grupos empresariais JC Investimentos S/A, Grupo Terra e RC Empreendimentos Imobiliários. “A estrutura estimula a criação de empregos e o desenvolvimento regional, com profissionais talentosos e a atração de novos investimentos que vão oferecer maior competitividade para produtos goianos.”

O governador destacou a importância de Aparecida de Goiânia para o crescimento econômico de Goiás. “É um polo estratégico de investimentos, especialmente por sua localização no Eixo de Desenvolvimento Goiânia-Brasília”, argumenta Marconi, ao ressaltar que o município conta com acesso às BRs 153 e 060, que abrigam hoje um dos maiores parques industriais do Centro-Oeste.

O prefeito Maguito Vilela agradeceu o governador pelas obras que o Estado desenvolve no município, consideradas estratégicas para consolidação de Aparecida de Goiânia como uma das cidades que mais crescem no País. Ele listou a iluminação da BR-153, construção da Avenida da Paz, investimentos em saneamento básico, expansão de polos industriais, descolamento da BR-153 do perímetro urbano, além do compromisso, feito pelo governador na solenidade, de construção do Centro de Cultura e Convenções. “Aparecida dará um salto inimaginável, com investimentos próximos a R$ 700 milhões”, afirma o prefeito.

INOVAÇÃO

O Parque de Tecnologia e Inovação de Aparecida é privado, mas recebe incentivos do Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), que vincula a concessão dos incentivos fiscais (desconto de 98% no ICMS) à instalação de empresas não poluidoras e que tenham a pesquisa e desenvolvimento entre suas atividades finalísticas – ou seja, produzam conhecimento capaz de melhorar a produção e a produtividade. Outros dois parques tecnológicos estão em implantação em Goiás: um no Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outro na região do Daia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Faiad, ressalta a importância de viabilizar os setores produtivo e acadêmico num mesmo lugar. “O Inov@parecida representa a superação do descolamento entre ciência e produção”, afirma. “Esse governo tem cumprido o dever histórico de ampliar cada vez mais a participação da ciência, tecnologia e inovação na economia goiana”, disse.

O governador aproveitou para reafirmar as parcerias com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e elogiou o “comportamento republicano” do prefeito Maguito Vilela. “Esse parque é um divisor de águas no desenvolvimento de Aparecida de Goiânia”, sublinha Marconi. Adiantou que o Estado estuda a criação de outros dois distritos industriais, um numa área próxima ao Centro de Aparecida, e outro no Setor Garavelo.

Com os parques e condomínios tecnológicos, disse Marconi, o governo de Goiás contribui decisivamente para a instalação de empresas de altíssimo valor agregado, centros de pesquisas e atração de massa crítica. O governador destaca que a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapego) destinou este ano R$ 200 milhões para projetos de inovação tecnológica e de pesquisas. (Com assessoria)