Helio de Sousa: Legislativo teve “atuação transparente” em 2014

Data: 26 de dezembro de 2014

Fonte: O Popular

 

Abertura da instituição, concurso público, quórum das sessões e aprovação da reforma administrativa são iniciativas destacadas pelo presidente da Assembleia Legislativa

 

A abertura do Poder Legislativo, por meio do Portal da Transparência, concurso público em janeiro, quórum das sessões e aprovação da reforma administrativa do governo Marconi são iniciativas apontadas como positivas pelo presidente Helio de Sousa (DEM), da Assembleia Legislativa, este ano.

Segundo o presidente, a decisão da Mesa Diretoria em adotar o ponto eletrônico para todos os servidores efetivos, inclusive com a publicação dos proventos, veio ao encontro dos anseios da sociedade goiana. “Demos continuidade ao projeto administrativo encabeçado pelo ex-presidente, hoje conselheiro do TCE, Helder Valin, e contemplamos a sociedade dando o que ela sempre cobrou, ou seja, a abertura total que hoje existe na Casa”, disse o presidente.

Para o dirigente, o que o cidadão goiano precisa saber sobre a vida dos deputados está no Portal, inclusive com a biografia de todos que fazem parte da história da Assembleia.

CONCURSO

Outro tema que o presidente Helio de Sousa faz questão de ressaltar é a realização de mais um concurso na Casa, desta vez para provimento de cargos de procurador, analista e assistente Legislativo no dia 6 de janeiro de 2015. Ao todo, serão disponibilizadas 87 vagas para ampla concorrência, incluindo as destinadas às pessoas portadores de deficiência. O certame será organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ele destaca ainda, a mudança comportamental dos parlamentares com relação a frequência em sessões plenárias, especialmente no período eleitoral e pós-eleitoral, quando os não reeleitos ficam desmotivados. “A maioria honrou o mandato, mantendo uma frequência significativa, inclusive nas sessões com quórum qualificado, dando vida à Assembleia, num período que normalmente a Casa ficava desmotivada.”

Dentre as matérias importantes aprovadas, o presidente destacou os projetos de Reforma Administrativa 1 e 2 do governo Marconi. “Pudemos constatar a maturidade política dos parlamentares, com muitas emendas acatadas, inclusive da oposição.”

Na sua avaliação, esta nova proposta do governo, principalmente diante de uma visão pessimista para o País nos próximos quatro anos, teve a solidariedade de todos os parlamentares, independentemente da paixão partidária.

Sobre o novo ano, Helio disse: “Esperamos que 2015 não seja um ano de muito atrito, para que o governo possa manter as contas em dia, já que Goiás está dando um exemplo de enxugamento da máquina administrativa e a Assembleia é solidária ao governo”.