GIRO

Data: 10 de janeiro de 2015

Veículo: O Popular

 

Câmara de Goiânia terá reformas administrativa e de regimento interno

Presidente recém-empossado, o vereador Anselmo Pereira (PSDB) dara início em fevereiro a um processo que culminará em uma reforma administrativa na Câmara de Goiânia. As mudanças, que serão inicialmente estudadas por uma comissão a ser criada a partir do retorno das atividades da Casa, no mês que vem, terão como foco a estrutura de cargos e o regimento interno, que dita o funcionamento do Parlamento assim como a tramitação de todos os projetos de lei analisados pelos vereadores. O tucano afirma à coluna que pretende tornar os procedimentos da Casa mais velozes e melhorar a qualidade do assessoramento técnico que é fornecido aos vereadores. Sobre este segundo aspecto da reforma, Anselmo adianta que será necessária a realização de um concurso público. “Temos a função de atualizar o Plano Diretor a cada dois anos e quero que uma equipe capacitada ajude os vereadores, que não precisam ter conhecimentos específicos, a fazer essas mudanças da melhor maneira possível”, justifica.

 

Até segunda

A autoconvocação da Câmara vai até segunda. Não será encerrada hoje, como queria Anselmo.

 É que...

Depois de tentativa frustrada de acordo que previa 6,28% de reajuste sem retroatividade, a data-base passou em 1ª votação após às 13 horas. Por conta do interstício, seria difícil manter os vereadores na Casa hoje à tarde.

 Estresse

Prefeitos foram ontem até Ana Carla Abrão (Sefaz). Questionavam repasse de ICMS referente ao Regulariza, que saiu menor do que o previsto. Em Goiânia, caiu de R$ 6,2 milhões para R$ 1,2 milhão.

 Justificativa

Em reunião com representantes da AGM, Ana Carla explicou que a Sefaz decidiu utilizar está receita, extraordinária, para quitar débitos obrigatórios que os municípios deviam ao Estado.

 Sem aviso

Os débitos não foram quitados totalmente. Ficou acertado que, nas próximas vezes, o governo avisará antes de realizar os abatimentos.

Corrida

A viagem do governador não reduziu o frenesi de políticos e comissionados. Continuavam grandes, ontem, as movimentações em busca de nomeações em repartições do governo.

 Troca

O Conselho de Administração da Goiás Industrial marcou assembleia geral para quarta. Na pauta, a renúncia de Luiz Antônio Maronezi e indicação de Julio Vaz para a presidência. Também serão discutidos aumentos salariais.

 Peregrinação

A primeira dama Valéria Perillo recebeu, antes de viajar, representantes da igreja do Itatiaia ameaçada de demolição. Prometeu levar a questão a Marconi.

Mais cotas

 

A Prefeitura de Goiânia decidiu prorrogar a validade das cotas de gastos para as secretarias municipais. Conforme adiantado aqui ontem, o governo adotou modelo semelhante para economizar.

 Importados

Em visita a Maguito Vilela (Aparecida), Orlando Amaral (UFG) anunciou que começaram a chegar os equipamentos que serão utilizados no curso de Engenharia de Transportes.

 

Mês que vem

As inscrições ao vestibular para o curso serão abertas em fevereiro.

Ricardo Rafael

 

Nas alturas

Apesar da rede de proteção instalada no apartamento, dá vertigem só de olhar para foto desta criança, que ontem à tarde estava pendurada em uma janela de prédio na Avenida T-63, no Setor Bueno.

Luis Cesar Bueno (PT)

Pergunta para:

 

A oposição será menor na Assembleia Legislativa nesta legislatura. Será mais difícil a atuação dos deputados ?

Seremos uma oposição menor porém mais qualificada. Vamos fazer um trabalho propositivo a partir de uma linha coerente, o que não houve na legislatura anterior. Devemos fazer o papel de oposição, para o qual fomos eleitos, e vamos ter de manter a combatividade. Desse jeito conseguiremos desempenhar o papel do contraditório, de minoria, com altivez.

Arremate:

■ Mudança – A Sefaz informa que está previsto para este semestre a ampliação da obrigatoriedade do uso da nota fiscal eletrônica, exigida hoje para empresas atacadistas e indústrias.

■ Leiloeiro – O Detran leiloou mais de 8 mil veículos no ano passado, sendo 1,6 mil com quatro rodas e 6,4 mil motocicletas. Para desocupar seus pátios e melhorar a arrecadação.

■ Posse – Francisco José Pereira (PR) foi eleito presidente da Câmara de Uruaçu. Seu vice é Joeli Gomes da Silva (PMDB).