Goianos explicam segredo da nota máxima em Redação

Data: 15/01/2015
Fonte/Veículo: Diário da Manhã
Goianos explicam segredo da nota máxima em Redação

As peculiaridades do Enem 2014, o maior espanto foi a respeito da Redação. O tema da prova de novembro do ano passado foi “Publicidade Infantil em Questão no Brasil”. Mais de 500 mil candidatos tiraram nota zero na Redação, por fugirem ao tema ou por copiar os textos que vinham na prova.

Porém, dentro desse número alarmante, também teve estudante que conseguiu tirar a nota máxima na Redação. Apenas 250 pessoas de todo o País obtiveram a nota 1.000 no teste. Esses candidatos representam um índice de apenas 0,004% do total de pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

Ao menos três goianos estão entre os célebres 250 estudantes “nota 1.000? na Redação do Enem. Quase 6,2 milhões de candidatos fizeram as provas, em novembro do ano passado, e raros foram aqueles que conseguiram a nota máxima. O DM conversou com dois desses estudantes, para saber o segredo da “Redação de ouro”.

Ildo Correa da Silva Neto,  de 26 anos, nasceu em  Inhumas-GO. O estudante conta que, atualmente, cursa filosofia na PUC e história no IFG. Ele terminou o ensino médio, em 2006. Ildo disse que quando abriu as inscrições para o Enem, em maio do ano passado, ainda não frequentava nenhum destes dois cursos, por isso se inscreveu. Ele afirma que está pensando em se inscrever para o curso de Direito, com a nota do exame.

Sobre a Redação, o estudante diz que achou um tema pouco discutido, um pouco difícil e que demorou mais ou menos uma hora para fazer o rascunho e reescrever. Porém, deixa uma dica para os candidatos que vão prestar o Enem, em 2015: “Mesmo há nove anos sem estudar, nunca deixei de ler e muito. Então, que leiam bastante porque reunindo informações de recortes ali e aqui, consegui fazer um bom texto mesmo para um tema tão inesperado.”

NA FACULDADE

Por sua vez, Leonardo Alves da Silva estudou no Colégio Estadual Edmundo Rocha, em Goiânia, e já está na Universidade Federal de Goiás (UFG). O rapaz cursa Engenharia Elétrica. Estudou, boa parte do ensino médio, no Colégio Estadual José Carneiro de Brito, no interior do Tocantins, em Tocantinópolis.

Leonardo afirma que fez o exame como teste de conhecimentos, já que no ano passado havia tirado 980 na Redação, acreditava que devia só se esforçar mais um pouco pra conseguir ultrapassar essa nota.

O candidato utilizou cerca de 1 hora e 30 minutos para realizar a Redação.“O tema em si não era fácil, porém por se tratar de comunicação e liberdade de expressão, consegui organizar bem as ideias”, conta o estudante de Engenharia. Leonardo afirma que depois de ler a coletânea com textos explanativos, que auxiliam a descrever o que se pede e o que se propõe debater, as ideias foram se organizando.

Ele deixa uma dica para os estudantes que pretendem fazer o Enem em 2015: “Mantenha a disciplina, leia bastante, tente sempre, em alguma discussão nas redes sociais, por exemplo, ver qual a sua posição e o porquê dela. Existem milhares de fóruns, dos mais variados temas. É discussão que não acaba mais. Mas a leitura, em geral, é indispensável.”