Preparando para o desafio

Data: 18 de janeiro de 2015

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/cidades/2015/01/preparando-para-o-desafio.html 

 

Para aqueles que não conseguiram um bom resultado no Enem, só resta  recomeçar a maratona de estudos. Especialistas explicam como estudar

 

O ano letivo, em muitas escolas de Goiás, recomeça ainda neste mês. E esta é uma chance de, também, iniciar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. O exame é a porta de entrada para a universidade, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Apesar de faltarem nove meses para a prova, que, geralmente, ocorre no final de outubro, se preparar com antecedência é uma estratégia para sair na frente dos concorrentes em busca de uma vaga no meio acadêmico.

Mas, para isso, é preciso saber como se preparar para se sair muito bem no Enem, em especial na prova de redação, que no ano passado foi a “pedra no sapato” de estudantes. Em 2014, de um total de 6,1 milhões de candidatos, 529 mil alunos conseguiram zerar esta etapa. Apenas 250 estudantes conseguiram nota máxima, que é 1.000. Se comparado ao ano de 2013, esse índice aumentou cerca de cinco vezes mais, quando 106 mil zeraram a redação.

Se preparar com um prazo maior para enfrentar o Enem 2015, por exemplo, é uma vantagem, mas exige muita disciplina para não perder o foco. Para ajudar os estudantes, o Diário da Manhã conversou com professores, que deram dicas de como se preparar para o desafio. O professor em Língua Portuguesa Mário Sérgio Viana lembra que ninguém começa a escrever bem do dia para a noite. “Para alguns, escrever é um processo natural, já para outros, a escrita é uma habilidade que precisar ser lapidada”, pontua.

 

Bússola

Viana orienta que os estudantes comecem a rascunhar sem se preocupar com regras gramaticais. Primeiro, escreva, depois, pense nas regras, aconselha o professor. “Solte a imaginação. Não perca tempo preocupado aonde vão às vírgulas ou com regras gramaticais. Após colocar toda ideia no papel, faça uma revisão do texto. Se houver dúvidas, a dica é ter sempre a mãos um dicionário para garantir uma boa escrita e o enriquecimento do vocabulário”, pontua.

O professor ainda ensina: “Faça uma lista com os tópicos que você pretende abordar, na ordem em que devem aparecer no texto. Isso ajuda a relacionar as ideias de maneira coerente no decorrer da redação”, esclarece. Outra dica é habituar-se a leitura, que é fundamental no momento da escrita. “Sem leitura, dificilmente, o aluno terá embasamento para escrever um bom texto. Um estudante também deve ter mente que ele precisa ler de tudo: artigos científicos, jornais impressos, gibis, revistas, livros. Somente dessa forma, a pessoa poderá aumentar seu poder de argumentação”, afirma.

Já a professora de Geografia Nilda Severino aconselha o estudante aproveitar bem cada segundo do tempo para ter sucesso nos estudos. No entanto, ela diz que nem sempre vale a pena virar à noite estudando. “O aluno deve separar um horário para estudar, mas esse momento deve ser produtivo. De nada adianta virar noites estudando e não descansar a mente”, explica.

No início, Nilda diz que quem não tem o hábito de estudar deve começar aos poucos. “Não aconselho a pessoa começar estudando sete ou oito horas por dia. O ideal é se habituar a um período e aos poucos ir aumentando a prática. Comesse dedicando uma hora do tempo, mas de forma proveitosa. Com o tempo, vai aumentando o período de estudos, cada dia um pouco mais, até entrar no ritmo”, aconselha.

 

Estudo em dobro

Ingressar em uma instituição pública de educação superior é um desafio para muitos estudantes brasileiros. Para quem estuda em colégios bem conceituados e voltados para o vestibular, ocupar uma cadeira na universidade pode ser uma questão de tempo. Já para muitos alunos das escolas públicas que não puderam contar com um ensino de qualidade, o desejo acadêmico talvez fique apenas no sonho. Mas isso, não significa uma realidade imutável para todas as escolas e alunos

É o caso da estudante Maria Eduarda da Costa Alves, 18 anos, que concluiu o ensino médio, no Colégio da Polícia Militar de Goiás, unidade Hugo de Carvalho Ramos, em Goiânia. Ela é uma das poucas alunas, no Estado, de escola pública a conquistar uma nota de 980 na redação do Enem 2014. Ao DM, ela contou como se preparou para o exame. “Sempre recebi incentivos dos meus pais para ler e escrever muito. A exigência na produção de textos, pelo colégio, também colaborou para que pudesse fazer uma boa redação”, reconhece.

A jovem conta que chegou a fazer um cursinho preparatório para o Enem, paralelo ao período escolar, mas que não foi suficiente. “Vi que tinha que estudar ainda mais em casa. Assisti também vídeo aulas oferecida pelo You Tube. Hoje, a internet ajuda muito a aprofundar o conhecimento”, recomenda Maria Eduarda. Sobre a expectativa de ingressar em uma universidade pública, a estudante se diz confiante. “Pretendo concorrer a uma vaga no curso de Arquitetura, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mas, também, penso em estudar Publicidade”, avalia.

Em relação ao expressivo aumento de nota zero na redação do Enem 2014, comparado ao ano de 2013, que acendeu a luz amarela da educação brasileira, a jovem disse: “Isso prova que a nossa educação está carente de leitura e de aprender a escrever mais. Esse índice de queda de 9,7% é estranho. É muita gente”, opina. Contudo, Maria Eduarda finalizou a entrevista motivando outros estudantes. “Redação é praticar. Esmiuçar os assuntos cotidianos, em especial aqueles importantes veiculados na mídia. Além disso, praticar mais a escrita no modelo de texto que o Enem pede. Assistir muito vídeo aulas na internet também vai ajudar”, orienta.

O que fazer para melhorar a performance no ENEM

Estudantes e especialistas relatam ao DM como se preparar para sair bem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio

Leia mais

– Os alunos nota dez em Redação e aqueles que chegaram próximo disso relatam ao DM que é preciso se dedicar à leitura não apenas na sala de aula. Os bons alunos usaram a leitura de jornais e literária para se diferenciar daqueles com pouca capacidade de interpretação.  Capacidade reflexiva se obtém por meio da prática da leitura crítica e constante.

 

Seja ativo nas redes sociais

– Ninguém pede para você abandonar o uso das redes sociais, praticamente viciantes na modernidade. Mas é necessário que em vez de apenas observar, passe a participar de debates e dialogar com os outros. Cada debate é o exercício discursivo de algo. Evite apenas “curtir”. Os alunos bons de Redação escrevem. E bem.

Seja organizado

– A prova pode nem ser difícil, conforme explicado na reportagem desta página. Todavia, os alunos não se organizam para elas. Cada questão precisa ser respondida em até três minutos. Logo, saiba conduzir o tempo e separar as questões naquelas que sabe (e assim deve marcá-las rápido) e no grupo das que não sabe. Estas você deve decidir: ou ignorá-las ou gastar o tempo que sobrou nas que sabia. Só não pode é ficar namorando a questão que sabe, perdendo tempo.

 

Olho no relógio

– As provas atuais exigem conhecimentos múltiplos. Treine a correlação de assuntos, unindo temas variados em matérias incomuns, de história à Química, de Gramática à  Matemática.