Resultado do Enem deve ser divulgado nesta terça-feira

Data: 13 de janeiro de 2015

Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/resultado-do-enem-deve-ser-divulgado-nesta-terca-feira/#sthash.2UgEEANG.dpuf

Os 268 mil estudantes de Goiás inscritos na edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos. O Ministério da Educação (MEC) promete divulgar até o final desta terça-feira, dia 13, as notas individuais das provas objetivas e de redação do exame. O resultado poderá ser conferido na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com essas notas, os estudantes poderão concorrer às vagas nas instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o MEC, este ano 40% do total das vagas foram reservadas para alunos da rede pública, o que representa 82.879 vagas do total ofertado. A relação de cursos, vagas e as instituições de ensino pode ser conferida no site do Inep.

Em Goiás, três instituições aderiram ao Sisu: Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia goiano (IFGoiano). Juntas, elas vão oferecer 6.897 vagas em 208 cursos em Goiânia e interior do Estado. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) não participa do Sisu, mas oferece vagas remanescentes aos alunos que participaram do Enem. Normalmente a chamada para estas vagas acontece no mês de março.

Em Goiânia, a UFG oferecerá vagas em 87 cursos no Campus Samambaia e no Campus 2, Praça Universitária. A UFG de Catalão inscreveu 21 cursos; Jataí, 25; cidade de Goiás, seis; e Aparecida de Goiânia, três. Para conferir a relação de vagas clique aqui. O IFG reservou vagas para o Sisu em Uruaçu, Formosa, Jataí, Inhumas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Itumbiara e Luziânia. Confira os cursos e as vagas disponíveis aqui. O IF Goiano possui vagas nos campus de Iporá, Rio Verde, Morrinhos, Ceres e Urutaí. A relação foi publicada no site.

Como se inscrever no Sisu

Para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada, o estudante deve ter feito as provas do Enem 2014 e não ter zerado na redação. As inscrições, gratuitas, serão aceitas pelo site do Inep entre a próxima segunda-feira, dia 19, e o dia 26 de janeiro, até às 23h59. Cada estudante pode optar por dois cursos. Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro.

Depois de inscrito, o aluno deve ficar atento porque o Inep divulga diariamente a classificação parcial e a nota de corte. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

Em sua sexta edição, o Sisu vai oferecer 205.514 vagas em todo o País, distribuídas em 5.631 cursos de 128 instituições de ensino. Em relação ao ano passado, houve um acréscimo de 20% no número de vagas e de 11% no número de instituições participantes.