Gastroenterologista Joffre Marcondes de Rezende morre aos 93 anos em Goiânia

Fonte: O Popular

FOTOA_H_2C_A11-BSM07_WEB

Médico Joffre Marcondes de Rezende é o idealizador da obra Seara de Asclépio

O gastroenterologista Joffre Marcondes de Rezende, 93 anos, um dos médicos mais respeitados de Goiás, faleceu na manhã desta segunda-feira (26) no Hospital Anis Rassi, no Setor Oeste, em Goiânia.

Joffre estava lúcido e ativo, mas a saúde se agravou nas últimas semanas. Encaminhado ao hospital, teve insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos. Viúvo de Alzira Guanaes Dourado de Rezende, ele deixa quatro filhos e nove netos.

O velório será no cemitério Jardim das Palmeiras, a partir da tarde de hoje. O sepultamento será na manhã de terça-feira (27).

O gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atuava em Goiânia desde 1954. Um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFG, ele foi professor de Clínica Médica na unidade, sendo também seu vice-diretor. Fundador do Centro de Gastroenterologia de Goiânia é autor dos livros Linguagem Médica, Seara de Asclépio – Uma Visão Diacrônica da Medicina, À Sombra do Plátano: Crônicas da História da Medicina e traduziu Os Aforismo de Hipócrates.

Professor emérito da UFG, Joffre foi um dos poucos médicos a receberem o título de Professor Honoris Causa da Universidade de Brasília (UnB) por sua contribuição em várias áreas. Uma delas foi descobrir danos que a doença de Chagas poderia causar ao esôfago. Ele também editou a Revista Goiana de Medicina por 35 anos.