Série do JA1 testa honestidade de prestadores de serviços em Goiás

Data: 28 de janeiro de 2015

Fonte: G1 Goiás

Foram avaliadas, por exemplo, oficinas mecânicas e assistências técnicas.

Confira a lista das empresas que fizeram o trabalho corretamente.

O Jornal Anhanguera 1ª edição apresenta nesta semana uma série de reportagens que avalia a honestidade de vários prestadores de serviços em Goiânia. Dentre as empresas testadas estão oficinas mecânicas, assistências técnicas de eletrodomésticos e profissionais como taxistas e pedreiros.

Na primeira reportagem, exibida na terça-feira (27), o teste foi em oficinas mecânicas. Simulando um problema em um carro, um professor de engenharia mecânica da Universidade Federal de Goiás (UFG) desconectou um cabo que provocava falhas no motor.

Com o problema, a reportagem percorreu oito oficinas mecânicas na capital para uma avaliação do veículo. Delas, quatro não identificaram o verdadeiro problema do carro e, mesmo assim, passaram orçamentos para conserto com valor elevado.

Outra encontrou o defeito, mas insistiu que fosse realizada a troca desnecessária de várias peças. Mecânicos de outras três oficinas foram honestos: eles identificaram o cabo desconectado e fizeram o reparo, sem cobrar nada pelo serviço (veja vídeo abaixo).

Avaliação errada

Já na reportagem do segundo dia da série, nesta quarta-feira (28), foram avaliadas empresas que prestam assistências técnicas de eletrodomésticos. Um engenheiro eletricista retira o sensor de segurança que informa a uma máquina de lavar roupas se a tampa está corretamente fechada. Sem o comando, a tampa parece estar sempre aberta e a máquina não funciona.

Dos quatro técnicos que avaliaram o equipamento, nenhum diagnosticou o problema de forma correta. Um deles chegou a sugerir que era necessário trocar uma placa no valor de R$ 459.

As próximas reportagens exibidas vão testar empresas que oferecem transporte de mudanças além de taxistas e mototaxistas, na quinta-feira (29), e pedreiros, na sexta-feira (30).

Confira a seguir a lista com as empresas aprovadas nos testes:

Oficinas mecânicas:

- Anacar - Rua 1041/1044, quadra 90, lote 03 - Setor Pedro Ludovico (em frente à Circular). Contato: (62) 3241-6119 ou (62) 3941-6119.

- Arena Car -Avenida 3ª Radial, número 590, Setor Pedro Ludovico (próximo ao Jardim Botânico). Contato: (62) 3932-4909.