Prefeitos de Goiás e Tocantins se reúnem em Aparecida de Goiânia para discutir desenvolvimento sustentável

Data: 05 de fevereiro de 2015

Fonte: Jornal Opção

Municípios participam de reunião preparatória para encontro nacional que será realizado no mês de abril em Brasília

Prefeito de Aparecida de Goiânia e vice-presidente da FNP, Maguito Vilela (PMDB), será o anfitrião do evento | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Laura Machado

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Sebrae, promove na tarde desta sexta-feira (6/2) a Reunião Regional Preparatória de dirigentes municipais dos Estados de Goiás e Tocantins para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).

A Reunião, que acontece no Auditório da Universidade Federal de Goiás (UEG), em Aparecida de Goiânia, é voltado para prefeitos e secretários municipais. O evento serve para a preparação e mobilização dos gestores a participarem do III EMDS, que acontece em Brasília entre os dias 7 e 9 de abril.

Mais de 70 prefeitos já confirmaram presença na Reunião Regional, um deles sendo o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), que também é 2º vice-presidente da FNP. Maguito afirma que, além dos representantes municipais, a reunião vai contar também com a participação do meio acadêmico, empresários e dirigentes municipais. “O objetivo é envolver todos os setores da sociedade interessados em desenvolver de forma sustentável as nossas cidades”, ressalta.

EMDS

O III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável objetiva discutir assuntos relevantes para os municípios, como saúde pública, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e crise hídrica. Realizado pela FNP, com apoio do Sebrae, o III EMDS deve receber 5 mil participantes, entre eles 500 prefeitos.

Para o coordenador-geral do EMDS e prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge (PT-RS), o evento é um encontro de preocupações. “Nós temos que aproveitar esse momento para buscar alternativas, para trazer respostas, para buscar um desenvolvimento que seja sustentável. Não dá mais para nós ignorarmos a questão ambiental, mas ao mesmo tempo, não dá para termos uma política retrógrada, que inviabilize o desenvolvimento, o crescimento”, destacou.