Visita técnica internacional à Embrapa Arroz e Feijão

Data: 05 de fevereiro de 2015

Fonte: Portal Embrapa

Link da matéria: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2473010/visita-tecnica-internacional-a-embrapa-arroz-e-feijao

Foto: Sebastião Araújo

Sebastião Araújo -

A Embrapa Arroz e Feijão recepcionou no dia 28 de janeiro um grupo de 13 pessoas, entre cientistas, professores e estudantes dos centros de pesquisa Leibniz (Instituto de Sistemas de Uso da Terra e Instituto de Sistemas de Paisagem) e Jülich (Instituto de Bio e Geociências), localizados na Alemanha, assim como do Instituto Federal de Goiás e da Universidade Federal de Goiás.

O objetivo da comitiva foi conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Arroz e Feijão, em especial os estudos voltados à agroecologia, e identificar futuras oportunidades de colaboração.

Um dos pontos destacados pelo visitante Marcos Alberto Lana (Instituto de Sistemas de Paisagem) foi a amplitude dos estudos conduzidos pela Embrapa Arroz e Feijão, abrangendo desde a pesquisa básica até a aplicada.

Essa ampla extensão coberta pelos trabalhos foi também um dos principais aspectos que chamou a atenção da Diretora do Instituto de Sistemas de Uso da Terra, Angelika Wurbs. De acordo com ela, a Embrapa Arroz e Feijão empreende estudos envolvendo tecnologias para diferentes sistemas produtivos abarcando pequenos e grandes agricultores.

Por fim, o pesquisador Nicolai David Jablonowski (Instituto de Bio e Geociências) afirmou estar impressionado com a infraestrutura e a qualidade da produção das pesquisas que são conduzidas pela Embrapa.

Jablonowski é coordenador do Projeto PURESBio (Process understanding and usage of residues for sustainable plant biomass production), que busca o aproveitamento de resíduos da indústria, em particular a sucroenergética, para a produção de energia, fertilizantes e condicionadores de solo. Trata-se de uma iniciativa financiada pelos governos do Brasil e da Alemanha e que será executada nos próximos três anos.

O grupo que visitou a Embrapa Arroz e Feijão integra o Projeto PURESBio e havia realizado em Goiânia uma reunião de alinhamento para dar início às atividades de pesquisa.

Além das partes já citadas, excetuando-se a Embrapa Arroz e Feijão, o Projeto PURESBio conta com a parceria da Embrapa, unidade Embrapa Clima Temperado, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol e da Universidade Técnica de Berlim.

Rodrigo Peixoto (1.077 MTb/GO)

Embrapa Arroz e Feijão

arroz-e-feijao.imprensa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema