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Uma semana após colocar em funcionamento o corredor preferencial de ônibus da Avenida 85, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) fará novas intervenções na região. A principal novidade ocorrerá na Avenida T-4, onde o semáforo do cruzamento com a Avenida T-13 será alterado, a partir de amanhã. Assim, quem trafegar na direção Bueno/Serrinha não mais poderá fazer a conversão à esquerda.

A expectativa da SMT é de dar fluidez ao trânsito na área, diminuindo o tempo que o motorista terá de aguardar pelo sinal verde. Com as mudanças no sentido de duas vias e a instalação de semáforos em dois cruzamentos na região (veja quadro), os engarrafamentos naquele perímetro foram recorrentes no decorrer desta semana, a primeira após a mudança. Agora, quem estiver na T-4, sentido Bueno/Serrinha, e precisar acessar a T-13, terá de fazer a volta na quadra, pela Avenida T-14, passando pela Rua T-36.

Com os semáforos do cruzamento da T-4 com a T-13 reprogramados, a intenção da SMT é de implantar a chamada onda verde nos dois sentidos em horários alternados. O titular da pasta, José Geraldo Freire, não atendeu às ligações da reportagem para explicar como ficaria o trânsito no local às quartas-feiras, quando a Rua T-38 é interditada no período da tarde, até por volta das 22 horas, para receber uma feira especial.

Para tentar amenizar o impacto do trânsito no local, a secretaria proíbe, já a partir de hoje, o estacionamento de veículos no segmento da T-14 até o cruzamento da T-38. A SMT não descarta fazer outras intervenções pontuais na região. Segundo o órgão, um balanço geral de como as mudanças surtiram efeito será feito no final deste mês.

Outra ação do órgão, essa já anunciada pelo POPULAR no final de janeiro, será a instalação fotossensores em oito cruzamentos na Avenida 85, no trecho que vai da Praça Cívica até a T-13. A previsão é de que todos os equipamentos já estejam em funcionamento no início do próximo mês. Além de fiscalizar excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa, os equipamentos irão fiscalizar também a ocupação da faixa exclusiva de ônibus por veículos particulares.

NECESSIDADE

Para o professor da Universidade Federal de Goiás, doutor em transportes, Willer Luciano Carvalho, a implantação do corredor preferencial de ônibus da Avenida 85 é necessária. “A criação dos corredores preferenciais são importantes. A gente realmente tem de ter uma priorização maior do transporte coletivo na cidade. Isto é fato, senão a cada dia teremos de ter mais carros e nenhuma cidade sustenta com o número crescente de carros individuais.”

Segundo Willer, é natural que haja insatisfação dos motoristas que foram afetados pela implantação do corredor. “Qualquer interferência em uma cidade como Goiânia, que está extremamente carregada de veículos vai gerar transtornos. Pessoas que estavam acostumadas a fazer determinados trajetos não vão mais poder fazê-lo e isto traz uma insatisfação daquele usuário. Infelizmente esses são os aspectos negativos destas interferências, mas elas são inevitáveis”, comentou.

“É possível minimizar este impacto com uma boa sinalização, com planejamento prévio das vias de acesso, para tentar informar ao máximo o usuário daquele sistema, para que ele não tumultue ainda mais. Isto também é uma questão de adaptação. Com o tempo tudo volta a ter uma normalidade, mas o impacto inicial sempre será grande”, complemento o professor.

O especialista, no entanto, contesta a forma com que a implantação do corredor foi planejada pela prefeitura. “É uma obra que não vai ser feita em um conceito total do BRS (Serviço Rápido de Ônibus, na sigla em inglês). Quando se faz uma obra parcelada aumenta o desgaste para as pessoas que vão utilizar aquela via. Quando se fala do BRS fala-se de um projeto de fachada a fachada. É preciso ter todo um processo de revitalização de calçadas, todo um paisagismo na região, como feito no eixo universitário. E isto não será implementado, neste primeiro momento.”