Prorrogação do horário de verão deve evitar sobrecarga no sistema elétrico, afirma especialista

Data: 09 de fevereiro de 2015

Fonte: CBN Goiânia

Link da matéria: http://www.cbngoiania.com.br/programas/cbn-goiania/cbn-goi%C3%A2nia-1.213644/prorroga%C3%A7%C3%A3o-do-hor%C3%A1rio-de-ver%C3%A3o-deve-evitar-sobrecarga-no-sistema-el%C3%A9trico-afirma-especialista-1.776766

 


Foto: Arquivo CBN Goiânia

horário

O  "horário de verão",  pode não agradar a população, mas é fundamental para não causar sobrecarga no sistema elétrico, é o que garante o professor da escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação da UFG, Antônio Baleeiro.

 

O horário de verão tem como objetivo evitar um excesso de demanda de consumo de energia, nos horários de pico (entre 18 e 22 horas), no período mais quente do ano. Um excesso de demanda poderia elevar o consumo até o limite da capacidade de geração de energia do País, havendo risco de problemas de abastecimento, pois não haveria sobra de energia para eventuais emergências.

 

No Brasil, o horário de verão vem sendo adotado há 18 anos. A economia obtida gira em torno de 4% no consumo de energia apenas no horário de pico, cerca de 0,6% no fornecimento diário, durante todo o período em que os relógios permanecem alterados.