Saúde intensifica prevenção às DSTs no Carnaval

Data: 10 de fevereiro de 2015

Fonte/Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/saude-intensifica-prevencao-as-dsts-no-carnaval/ 

 

Data de publicação: 10 de fevereiro de 2015 - 7:30

Por Hosana Alves

Você tem HIV? Se não sabe, procure um Centro de Testagem e Aconselhamento ou uma Unidade de Saúde. Aids não duvide é o tema da Campanha de Carnaval deste ano. O público-alvo são os jovens de 15 a 24 anos, já que os dados epidemiológicos apurados pelo Ministério da Saúde apontam para um aumento do número dos casos de Aids em pessoas dessa idade. Nessa faixa etária da população, a taxa de incidência em 2011 foi de 27,9 casos para cada 100 mil habitantes. De 2011 a 2013 a taxa de incidência manteve-se acima de 25 casos para cada 100 mil habitantes.

A Secretaria da Saúde de Goiás, com apoio do Ministério da Saúde e em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, a Faculdade de Enfermagem da UFG e o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás, realizam atividades de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais no período desta quarta-feira, dia 11, a sexta, 13 de fevereiro, em todo o Estado.

Ações

As ações incluem a realização de teste rápido para HIV e hepatites B e C; a entrega de kits de prevenção às DSTs, Aids e hepatites virais e orientações sobre os cuidados para a prevenção a essas doenças serão repassadas à população em diversos locais em Goiânia e no interior. A campanha também se estende a todas as 18 Regionais de Saúde do Estado.

Serão distribuídos aos municípios goianos cerca de um milhão de cartazes, três mil folderes, 1,6 milhão preservativos masculinos e 26 mil géis lubrificantes por meio das Regionais de Saúde. Além disso, será incentivada a realização de testagem da população in loco, com testes rápidos nos municípios que incluíram esta ação nas atividades de Carnaval. Serão ainda veiculadas nas redes sociais mensagens com orientações sobre a importância do uso do preservativo, bem como sobre a importância da prevenção às DSTs, Aids e hepatites virais.

Hepatites virais

No Brasil cerca de 800 mil pessoas já foram infectadas pelo vírus da hepatite B, transmitida na maioria das vezes por meio de relação sexual desprotegida, e de 1,5 milhão pelo vírus C. A média de casos de hepatite B notificados no Brasil é de 6,9 por 100 mil habitantes. Já a hepatite C atinge em média 6,6 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes. Em Goiás, no período de 2009 a 2013, foram notificados 32.609 casos suspeitos de hepatites. Deste total 9.104 foram confirmados, onde 7.083 são de hepatite B e 890 suspeitos de hepatite C. A vacina contra a hepatite B é ofertada nas salas de vacina dos centros de saúde para a população em geral de 0 a 49 anos e para grupos priorizados com alto risco de exposição, mesmo fora da faixa etária.

De acordo com boletim epidemiológico recente, atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e Aids no País. Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de Aids no País. Em Goiás foram registrados cerca de 15 mil casos nesse mesmo período. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes, em 2013. No Estado de Goiás essa taxa é de 16,4 casos a cada 100 mil habitantes.

Mais informações: (62) 3201-3816