Histórias em quadrinhos não são só para crianças

Data: 11 de fevereiro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/hist%C3%B3rias-em-quadrinhos-n%C3%A3o-s%C3%A3o-s%C3%B3-para-crian%C3%A7as-1.778332

Amplamente associada ao universo infantil, as Histórias em Quadrinhos ou HQ’s, como também são conhecidas, não são exclusividade das crianças, é o que mostram pesquisas desenvolvidas pelo professor Edgar Franco, da Universidade Federal de Goiás (UFG). As pesquisas ‘HQTrônicas – histórias em quadrinhos eletrônicas’, que gerou como resultado um livro homônimo, lançado no ano de 2004, e ‘Aurora Pós-Humana: Expansão de um Universo Artístico Ficcional Transmídia’ buscam mostrar a relevância desse gênero.

O pesquisador destaca ainda o cunho artístico-cultural das HQ’s. Segundo ele, o principal intuito de sua pesquisa é defender as HQ'S como forma de expressão cultural e arte. Esses estudos ainda apontam que há no Brasil um gênero exclusivo dessas histórias, que são as poético-filosóficas. Para ele, sendo elas autorais, diferentes dos tradicionais gibis comumente comercializadas nas bancas de revistas, isso faz com que elas atraiam o público adulto.

Constituindo-se como uma investigação pioneira a respeito das Histórias em Quadrinhos em meio eletrônico, o pesquisador destaca a maneira harmoniosa com que essas narrativas se adaptaram a esse espaço. Segundo Franco, essa transição entre os ambientes físico e eletrônico, não deve se resumir apenas à mera reprodução, mas sim constituir uma apropriação das ferramentas que esse suporte oferece. “Não é simplesmente você digitalizar e colocar uma história em quadrinhos na rede. É você ter a história na rede e ela estar acompanhada desses novos recursos, como efeitos e trilhas sonoras”, ressalta.

As informações são da UFG