CREA-GO realiza palestra durante aula inaugural dos cursos de Engenharia de Transporte e Geologia da UFG

Data: 25 de fevereiro de 2015

Fonte/Veículo: Portal CREA-GO

Link direto para a notícia: http://www.crea-go.org.br/site/destino.php?id_menu=53&id_submenu=90&modulo=modulo_noticias&titulo=Not%EDcias&op=3&id=2837

O Crea-GO marcou presença nos primeiros dias da Semana de Recepção dos Alunos do câmpus de Aparecida de Goiânia da UFG,  realizada entre 23 e 27 de fevereiro. No câmpus, estão concentrados os cursos de Engenharia de Transportes e de Geologia inaugurados no dia 24, em ato do qual participou o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; além do curso de Engenharia de Produção.

No dia 23, também foi realizada palestra sobre o Ética, Legislação e Valorização Profissional, ministrada pela representante da Coordenadoria de Educação do Crea-GO, Eng. Eletric. Emely Gomes. Cerca de 70 ouvintes acompanharam a apresentação.

Engenharia de Transportes - A graduação na UFG chegou motivada pelo pioneirismo, considerando que este é o primeiro curso de bacharelado da área no Brasil e um dos primeiros da América Latina. O diretor de Informações em Transportes, do Ministério dos Transportes, Marcelo Sampaio Cunha Filho, ministrou palestra sobre o Sistema Nacional de Transportes. A apresentação do diretor foi direcionada especialmente aos calouros do curso de Engenharia de Transportes, o primeiro em uma universidade pública brasileira. Ele destacou a importância do estágio, das empresas juniores e dos projetos de extensão na formação dos alunos. “Os estudantes devem aproveitar a graduação para terem uma visão do todo antes de optarem por uma área específica”, aconselhou.

Geologia – O curso de Geologia, outra opção inédita, é impulsionado pela demanda regional.A coordenadora do curso de Geologia, Teresa Cristina Siqueira, falou do crescimento da produção mineral brasileira e goiana e ressaltou que a criação do curso na UFG é uma grande oportunidade para todos. Geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desde 1994, o superintendente regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães, vê a criação do curso como a realização de um sonho. “No atual cenário, a sociedade nos exige uma ampla compreensão da Geologia. É um desafio enorme, mas aqui será a nossa casa agora. Esse curso vai garantir base científica, tecnológica e de formação para Goiás”, afirmou.