Brasileira entre vencedoras de prêmio para Mulheres na Ciência

Data: 10 de março de 2015

Fonte: JeAcontece.com

Link da matéria: http://jeacontece.com.br/?p=185594

A brasileira Thaisa Storchi Bergmann é uma das cinco mulheres cientistas que vão receber, no dia 18 de março de 2015, em Paris, o prêmio para Mulheres na Ciência. A condecoração será feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e pela Fundação LOréal. Também serão oferecidas bolsas para 15 jovens pesquisadoras.

Thaisa Storchi Bergmann é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas áreas de Física e Astronomia. Além da brasileira, mulheres cientistas que trabalham no Canadá, China, Marrocos e Reino Unido também receberão o prêmio.

Desde 1998, o programa Mulheres na Ciência agraciou 2.250 mulheres em mais de 110 países.

Segundo a Unesco, ainda é preciso avanços para alcançar equilíbrio de gênero na ciência. Apenas 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

A agência da ONU anunciou que 2015 é o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luzes. Segundo a Unesco, esse ano celebra a ciência e o conhecimento em todo o mundo.

Outra brasileira ganha o Talentos em ascensão
Além de seu Prêmio anual, a parceria LOréal-Unsco criou nesta edição o programa “Talentos Internacionais em Ascensão” (em inglês, “International Rising Talents”) com o objetivo de acelerar o avanço de 15 jovens mulheres na ciência em todo o planeta. Esses talentos foram escolhidos entre mais de 230 bolsas de estudo concedidas a cada ano nas edições regionais do programa, em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Para este novo prêmio, a jovem cientista Carolina Horta Andrade, da Universidade de Goiás (UFG), foi reconhecida por sua pesquisa para o tratamento da Leishmaniose, que afeta cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2014, a jovem farmacêutica foi uma das sete vencedoras do único programa brasileiro dedicado a mulheres cientistas, que é realizado pela LOréal em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ambas serão homenageadas no dia 18 de março, em cerimônia que acontecerá na Sobornne, em Paris.

(Rádio ONU)