A Mulher tem papel significativo no desenvolvimento científico

Data: 11 de março de 2015

Fonte: Monitor das Gerais

Link da matéria: http://monitordasgerais.com.br/a-mulher-tem-papel-significativo-no-desenvolvimento-cientifico/

No domingo próximo, dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Apesar dos avanços e do reconhecimento da presença feminina nos diversos segmentos das atividades humanas, segundo a UNESCO, apenas 30% dos pesquisadores em Ciência são mulheres.

Contudo, mesmo em menor número, as mulheres têm papel significativo no desenvolvimento científico sendo emblemática a figura da cientista polonesa Marie Curie, única pessoa em todo o mundo ganhadora de dois prêmios Nobel na área científica.

Marie Curie

O primeiro, dividido com seu marido, Pierre Curie e Henri Becquerel, foi o de Física de 1903, pelos trabalhos conjuntos sobre o fenômeno da radiação descoberto por Becquerel.

Pela descoberta dos elementos químicos rádio (Ra) e polônio (Po), recebeu o Premio Nobel de Química de 1911. Houve apenas um outro ganhador de dois prêmios Nobel. O americano Linus Pauling ganhou o Premio Nobel de Química de 1954 pela sua contribuição para o entendimento das ligações químicas mas o segundo, foi o Nobel da Paz de 1962, pela sua campanha contra a proliferação de testes nucleares.

Maria Curie foi a primeira mulher a ganhar um premio Nobel.

Embora no Brasil ainda não tenhamos um premio Nobel, diversas de nossas cientistas tiveram e têm papel destacado. O CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa mantem em seu portal na internet um link, ,  Pioneiras da Ciência no Brasil (http://www.cnpq.br/web/guest/pioneiras-da-ciencia-do-brasil), onde reconhece que a participação feminina foi e é fundamental para o avanço do conhecimento” e que “as pioneiras abriram as portas do saber e do poder. Do saber, porque cada uma delas teve um importante papel para sua área de conhecimento. Do poder, porque provaram que as mulheres não são só aptas para a ciência quanto esta não pode prescindir de sua contribuição.”

Como a confirmar, mais uma vez, essas declarações, a Dra Thaíssa Storchi Bergmann, docente e pesquisadora do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul receberá em Paris, no próximo dia 18 de março, o premio “Para a Mulher na Ciência”, patrocinado pela UNESCO e pela Fundação L’Óréal.

Dra Thaíssa Bergmann

A Dra Tahíssa, representando a América Latina, obteve o reconhecimento do mérito e do avanço científico decorrente de suas pesquisas em Astrofísica extragalática, com foco nos chamados ‘buracos negros.”

O referido premio, que está na sua 17a edição, é concedido uma vez a cada ano a apenas uma representante de cada uma das cinco regiões: África e Oriente Médio, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe, América do Norte e Europa.

Na edição de 2015, ainda houve uma novidade, a criação do premio “Talentos Internacionais em Ascenção” pelos patrocinadores e que contemplou outra brasileira, a Dra Carolina Horta Andrade, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás.

A Dra Caroline já havia sido premiada em outubro do ano passado na edição nacional do premio “Para Mulheres na Ciência, ” que conta com o patrocínio adicional da Academia Brasileira de Ciências.

Dra Carolina Horta Andrade

As pesquisas realizadas por ela têm foco na busca de medicamentos mais eficazes e baratos para o tratamento da leishmaniose, doença que atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo.

A edição nacional já contemplou sessenta e uma jovens cientistas desde 2006 e a edição internacional, seis cientistas brasileiras: Mayana Zatz, geneticista da USP; Belita Koiller, física da UFRJ; Lucia Previato, biomédica da UFRJ, a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP, a física Marcia Barbosa, da UFGRS e agora, em 2015, Thaíssa Bergmann, também da UFRGS.

Bem observado no site da L ‘Oréal Brasil, “esta edição do prêmio coincide com o Ano Internacional da Luz da Organização das Nações Unidas, liderado pela UNESCO. Uma metáfora para o conhecimento, a sabedoria e a inteligência, a luz simboliza a ciência em si e o progresso que ela traz.” Todas as contempladas “estão de fato iluminando o nosso caminho em direção a um mundo melhor” conclui o site.